Topo

Acne cosmética: veja como evitar espinhas causadas por produtos de beleza

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

28/11/2017 04h00

Sofrer com acne na adolescência é comum, mas imagina passar por isso também em outras fases da vida? Muitas vezes o problema pode estar no nécessaire: nos produtos de beleza. A acne cosmética é muito comum e facilmente resolvida. Com a ajuda de especialistas, respondemos às principais dúvidas sobre o tema: 

O que causa a acne cosmética?

Segundo a dermatologista Betina Stefanello, ela é basicamente causada pelo uso de certos produtos de beleza por pessoas com a pele oleosa: “Na maioria das vezes, quando essa pessoa utiliza produtos que obstruem os poros, a acne cosmética se instala. Ou seja, é mais difícil encontrar uma pessoa com a pele seca com esse tipo de condição”, explica. O problema, que pode surgir na forma de cravo preto (comedão aberto), branco (comedão fechado) ou espinha, aparece especificamente no local que teve contato com cosméticos que não combinaram bem com a pele -- muitas vezes bases e primers.

Veja também

Ela pode demorar para aparecer?

A diretora médica da Pierre Fabre, Ana Coutinho, diz que a acne cosmética pode levar semanas para aparecer: “A grande diferença desse tipo de acne para as outras é a relação cronológica de causa e efeito. Se o produto suspeito não for afastado e não houver mudança na rotina de higiene diária, a condição pode persistir indefinidamente”, alerta.

Posso ou não espremer?

A tentação é grande quando vemos um pontinho branco ou preto no rosto, mas para o dermatologista especialista em cosmiatria Alberto Cordeiro é essencial não espremer: “Nenhuma acne pode ser espremida, já que desencadeia uma reação inflamatória que acaba piorando o quadro. O certo é colocar um produto secativo, fazer um laser ou máscara de LED”, informa.

Como diferenciar acne cosmética de alergia?

Alberto Cordeiro ressalta que existe uma confusão envolvendo acne cosmética e reações alérgicas, pois a acne não aparece da noite para o dia: “É alergia caso use um produto hoje e apareça algo amanhã”. Outra diferença é que a alergia forma um ponto vermelho acompanhado de coceira, o que não ocorre na acne cosmética, que tem forma de cravo ou espinha.

Produtos não comedogênicos ajudam?

Para evitar que a acne cosmética apareça, é importante escolher um produto de beleza que combine com seu tipo de pele e que contenha agentes não comedogênicos e específicos para diminuir a incidência de acne -- caso dos cosméticos oil-free, toque seco e séruns para pele oleosa ou mista. Mas sempre lembre que uma conversa com seu dermatologista é essencial para driblar esses problemas. Conhecer os ingredientes que desencadeiam o quadro também é fundamental, mas nem sempre adianta ler o rótulo: “Até porque existem diferentes aspectos que devem ser considerados, como a concentração dos ativos, se a formulação é em gel, creme, loção, entre outros. Assim, nos resta manter uma higiene diária adequada que impeça a permanência de certos produtos na pele”, explica Ana Coutinho.

Acne cosmética tem solução?

O problema é temporário -- ou seja, ocorre enquanto a pessoa utilizar o produto que obstruiu os poros. Se parar logo, o que é o recomendado pela médica Betina Stefanello, o problema some.

Quais cuidados diários devo ter?

Para todos os especialistas entrevistados um ponto é essencial: limpar a pele diariamente e sempre retirar a maquiagem com sabonetes faciais e demaquilantes específicos para seu tipo de pele pode manter o rosto muito mais bonito e livre de acne ou alergias.

Limpar os pincéis de maquiagem também é importante?

Além de usar produtos específicos para seu tipo de pele e com formulação leve e equilibrada, é importante limpar os pincéis de maquiagem toda semana, com água e sabão suave (as fórmulas regulares de sabão podem secar as cerdas do pincel, especialmente se as cerdas forem naturais). Veja o passo a passo:

  1. Molhe as cerdas com água morna;
  2. Coloque uma gota de produto específico para esta função ou sabão na palma da sua mão;
  3. Aplique suavemente o produto nas pontas das cerdas, usando a palma da mão como base;
  4. Enxágue as cerdas;
  5. Esprema o excesso de umidade com uma toalha limpa;
  6. Deixe o pincel secar com suas cerdas livres. Nunca deixe suas escovas secar sobre uma toalha -- as cerdas podem mofar.