menu
Topo

Universa

De Dória à Rainha: Famosos brancos são retratados como negros em exposição

Reprodução/Instagram
João Doria Jr e Elizabeth 2ª são algumas das personalidades na exposição "Pourquoi pas?" Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

27/11/2017 20h47

A rainha Elizabeth 2ª, Gisele Bundchen, João Dória Jr, Dilma, Xuxa, Silvio Santos e até William Waack -- que recentemente foi afastado da TV por comentários racistas -- de repente viraram negros. Isso ao menos na exposição "Pourquoi pas?" ("Por que não?", em tradução livre do francês), que será inaugurada no próximo dia 2.

Criada por Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil, a mostra tem imagens de 20 personalidades brancas modificadas digitalmente para escurecer a cor da pele e mudar cabelos e alguns traços físicos.

Em suas redes sociais, Alexandra divulgou algumas das obras que estarão na exposição e explicou a ideia da exibição. "Nesse mundo 'invertido', eu proponho, com uma dose de humor e ironia, uma reflexão mais profunda sobre o protagonismo do negro na história", escreveu. 

Veja também

Versão negra de Gisele Bundchen, na exposição

Rapidamente, as fotos provocaram burburinho nas redes sociais e vários internautas apontaram que o trabalho feito por Alexandra seria, na verdade, uma espécie de "blackface digital". "Isso não é a representação pra ninguém, é ofensa", opinou uma seguidora de Alexandra no Instagram. "Queria entender o que você quer com esse projeto. Não acrescenta nada, mas só atrapalha e banaliza a nossa luta", disse outro.

Na imagem alterada de Gisele Bundchen, Alexandra perguntou na legenda se alguém sabia de quem se tratava. Como resposta, uma internauta escreveu: "Que vergonha. Sei quem é sim... uma branca padrão, elitizada, que apoiou o golpe, e não representa nem nunca representou ao povo negro".

Procurada pela reportagem, Alexandra não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento deste texto. Em seu perfil no Facebook, porém, ela rebateu as críticas e negou que o trabalho apresentado tivesse relação com a prática do blackface.

"Como artista negra, meu objetivo é fazer uma reflexão sobre o protagonismo do negro na sociedade brasileira sem dar qualquer conotação pejorativa aos personagens retratados, mas sim mostrar como o eurocentrismo atual é chocante e absurdo para os negros, pois não somos representados de maneira digna, respeitosa e igualitária. Meu desejo é provocar uma reflexão e não resgatar uma ferramenta considerada racista e que ridiculariza o negro", escreveu.

A exposição vai acontecer de 2 a 22 de dezembro na Galeria Rabieh (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147, Jardim América, São Paulo).

Silvio Santos


Xuxa


WIlliam Waack


Marilyn Monroe


Ana Maria Braga


Brigitte Bardot


Dilma


Jô Soares

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa