Topo

8 dicas para não ser um casal sem noção no Facebook

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

26/11/2017 04h00

Você e seu par têm abusado da exposição no Face? Se ficou na dúvida sobre o comportamento de vocês na rede social, veja algumas dicas do que evitar -- mesmo que seu perfil seja limitado a amigos: 

Não abuse das fotos a dois

Vocês gostam de postar fotos juntinhos? Tudo bem! Vez ou outra não faz mal a ninguém. Mas exagerar nos álbuns e limitar as imagens só com os dois cansa sua linha do tempo. "Parece que a pessoa não tem mais vida, que só existem os dois. Tenho preguiça de casais 'ativos' demais", opina a assessora de imprensa Caroline Palácios.

Lave a roupa suja em casa

Brigou com o parceiro? Segure o lamento e se afaste das redes sociais, sem nem pensar em compartilhar os problemas do relacionamento no ambiente virtual. "Vira até piada: a cada briga a mulher publica os detalhes da discussão, diz que não quer mais, que está solteira, e horas depois publica a foto com o namorado. Até o cara só dá risada e até faz graça nas publicações dela", conta o que vê constantemente na linha do tempo o engenheiro Wesley dos Reis.

Guarde o assunto para vocês

O consultor Adriano Oliveira tem opinião parecida, e vai além. Para ele, tudo o que cabe só aos dois -- críticas ou mesmo elogios --, deve ficar longe do Facebook ou de qualquer outra rede social. "Qualquer coisa que seja de assunto privado, para o bem ou mal, discutido no ambiente público, é sem noção", sentencia.

Veja também:

Converse "ao vivo"

Também é supernormal vocês postarem foto (uma só, não abuse) no bar, no jantar especial ou na balada. Mas só! Nada de ficar comentando a foto do outro e trocando carinho nos comentários em tempo real. Vivam o momento e deixe a rede social de lado. "Já vi várias vezes o casal estar em um lugar, postar foto dizendo que ama o outro e blá-blá-blá. O outro vai e responde. O outro responde de novo e eles ficam se comunicando pelo Facebook. Morro de rir!", diz a advogada Danielle Garcia.

Pare com o troca-troca de status

Brigou: muda o status para solteiro. Fez as pazes: altera para "em um relacionamento sério". Desentendeu-se de novo: solteiro. Voltou às boas: em um relacionamento sério. Que ioiô, gente! "É muito sem noção fazer isso", acredita a analista Daniella di Caprio.

Nem pense em publicar intimidades

Se os assuntos particulares devem ficar entre os dois, como sugerido acima, a exposição da intimidade não pode nem ser considerada. "E aquele casal que vai para o motel, posta foto do quarto com lingerie aparecendo e coloca a legenda 'hoje a noite é nossa'?", ilustra a professora Tereza de Fátima. "Fora o casal que posta foto pós-sexo. Acho o fim!", lamenta a analista Daniella.

Não tenha perfil de casal

A gente sabe que tem perfil de casais aos montes, mas esta não é uma situação que conquiste a todos. "Cada um tem sua vida. E dois não são um, nem nunca serão", avalia Karla Lannelongue, da área de atendimento. "Fora que todos têm amigos de antes do relacionamento que o outro não conhece. Nada a ver isso de juntar os dois em um só perfil", opina.

Nada de amar a jato

Por fim, se você acabou (mesmo!) de começar o relacionamento, maneire nas declarações. "Me dá um nervoso a banalização do amor no Face. Casalzinho que acabou de se conhecer com aquele exagero de demonstrações públicas de amor que se espremer a página do indivíduo escorre mel! Tem quem comemore as 'bodas' de namoro, mês a mês... Ave!", aponta a administradora Kamila Amaral.