Topo

Antes ou depois do rímel? Aprenda a usar o curvex com quem manja do assunto

Curvex, ou curvador de cílios, é um acessório usado para deixar o olhar mais marcante - iStock Images
Curvex, ou curvador de cílios, é um acessório usado para deixar o olhar mais marcante Imagem: iStock Images

Paula Roschel*

Colaboração para Universa

02/08/2023 04h00

O curvex (ou curvador de cílios) é um acessório que tem a função de curvar os cílios para cima, deixando o olhar mais marcante e poderoso. Mas será que ele pode ser usado por qualquer pessoa? E quais são os cuidados para utilizar o acessório e obter um melhor resultado?

Para responder a essas e outras dúvidas, Universa conversou com maquiadores e explica como usar o curvador de cílios corretamente.

O curvex serve para todos os tipos de cílios?

Se os seus cílios já forem naturalmente curvados, o uso do curvex é dispensável. É bom lembrar que a função do acessório é curvar os cílios. Portanto, essa etapa pode ser pulada caso esse seja o seu caso.

Se for usar postiços, devo curvar os cílios antes ou depois de colocá-los?

O momento ideal para usar o curvador de cílios é no final da maquiagem. Fica mais fácil aplicar os cílios postiços antes de utilizar o curvex. Afinal, você não precisará lidar com a barreira dos cílios curvados para aplicar os postiços. Além do mais, os cílios postiços aderem mais facilmente aos naturais com ajuda do curvex, criando um efeito natural.

Posso usar o curvex depois da máscara?

É melhor evitar o uso do curvador de cílios após aplicar a máscara. Esse cuidado é importante porque, se a máscara for muito seca, o produto pode craquelar e cair na área das olheiras. Por outro lado, as máscaras mais cremosas também podem grudar no curvex, o que pode causar a perda dos fios.

É melhor usar o curvex com o olho aberto ou fechado?

Depende de como ficará mais confortável para você. Porém, há maquiadores que preferem usar o curvador de cílios com os olhos entreabertos e com o olhar direcionado para baixo. Com isso, a posição intermediária pode facilitar o encaixe dos cílios no curvex.

Dá para substituir por uma colher aquecida com o calor das mãos?

Esse truque antigo e inusitado funciona. No entanto, demora um pouco mais do que a aplicação do curvex. De outro modo, você pode precisar de mais prática para chegar no efeito esperado.

Curvex térmico é uma boa opção para deixar os fios curvados por mais tempo?

Nesse caso, não há consenso entre os especialistas. Alguns preferem o tipo metálico e sem aquecimento, porque também é preciso e resistente. Também argumentam que o curvex térmico curva os cílios enquanto está quente, mas que o efeito não se mantém quando esfria.

Em que altura devo posicionar o curvex?

A dica dos especialistas é dividir o processo em duas etapas em cílios longos. Inicialmente, pressione o curvex junto à raiz. Depois, deslize o acessório na medida do meio dos fios, repetindo o movimento de pressão. A ideia é deixar os cílios no formato "C" e evitar o de "L".

Posso optar por usar curvex só no canto externo dos olhos?

Existem modelos de curvex especiais para levantar apenas o canto dos olhos, dando um olhar mais "felino" e sensual. Esses também são ótimos modelos para mulheres com cílios mais curtos.

Quem está com alongamento de cílios precisa ficar longe do curvex?

Não é recomendado usar o curvex ou máscara de cílios quando está com alongamento. Os especialistas indicam que você evite, porque há chance de arrancar os fios.

Quando higienizar o curvador de cílios?

É fundamental higienizar o curvex periodicamente. Se fizer um uso muito frequente, faça isso semanalmente e evite infecções nos olhos.

Fontes: Fabi Gomes, maquiadora sênior da MAC Cosmetics no Brasil; Mychelle Pavão, maquiadora; Duda Molinos, maquiador oficial da SD Make Up; Rafaella Crepaldi, maquiadora da Nars.

*Conteúdo publicado originalmente em 23/11/2017.

Curte produtos de beleza, moda e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Rodapé content commerce -  -