menu
Topo

Mães e filhos

Criança deve ter apenas 90 minutos por dia com TV e smartphone, diz estudo

IStock
Imagem: IStock

Do UOL

23/11/2017 10h09

Se seus filhos ficam o dia inteiro em frente às telinhas, atenção. Um novo estudo (em inglês) recomenda que 90 minutos diários são o limite de exposição dos pequenos para evitar a obesidade infantil – considerada uma epidemia na Europa. Hoje, 19% das crianças e adolescentes europeus sobrem com sobrepeso.

Veja também

Uma força tarefa da Academia Europeia de Pediatria e do Grupo Europeu contra a Obesidade Infantil levantou dados para provar que programas, campanhas e, claro, hábitos sedentários são grandes vilões na saúde das crianças. Além do cuidado dos pais e professores, a comissão também atenta para a necessidade de políticas públicas e conscientização da mídia sobre este grave problema.

Limites

 

Na Europa, 97% das casas contam com televisão, 72% com computadores e 91% com celulares. Se crianças pequenas passam em média uma hora em frente à TV, aos 9 já estão cerca de 7,25 horas em frente às telinhas. Dr Adamos Hadjipanayis, líder do estudo, estabelece o limite máximo de 1,5 hora por dia e apenas para os maiores de 4 anos.

Outra recomendação dos médicos é que a TV seja desligada durante os intervalos comerciais e pedem que os pais não presenteiem seus filhos com smartphones até os 12 anos.

Mais riscos

Usados como métodos de distração para muitas crianças, a TV e os smartphones, expõe os pequenos a problemas de desenvolvimento cognitivo e físico, segundo o estudo. Além disso, muitos têm problemas “de adulto”, como insônia, pelo excessivo estímulo dos aparelhos.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!