Topo

Asia Argento posta lista de mais de 100 mulheres abusadas por Weinstein

A atriz Asia Argento reuniu os nomes das vítimas do produtor Harvey Weinstein - Getty Images
A atriz Asia Argento reuniu os nomes das vítimas do produtor Harvey Weinstein Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

08/11/2017 12h40

A atriz Asia Argento, uma das sobreviventes dos abusos de Harvey Weinstein e uma das principais vozes em Hollywood contra o produtor, divulgou uma nova lista de mulheres agredidas por ele nesta terça, dia 7.

Veja também

A italliana, que havia divulgado a lista preliminar com 82 vítimas em outubro, reuniu ainda mais relatos e publicou uma versão atualizada através de seu Twitter. O documento, disponível na plataforma Google Docs, traz não apenas nomes, como datas e testemunhos do que aconteceu.

As violências ainda foram categorizadas por Asia Argento entre assédio, agressão e estupro. De acordo com os dados da atriz, Harvey Weinstein teria estuprado, ao menos, 18 mulheres.

O primeiro caso registrado na lista é datado de 1980 e envolve a ex-funcionária do produtor, que a recebeu na época sem roupa, usando apenas uma tolha de mão. Entre os outros relatos, estão destacados os casos onde houve acordo com Weinstein, além de notas que apontam consequências da violência nas vidas daquelas que foram agredidas — algumas perderam suas carreiras. 

Asia Argento disse à revista "The New Yorker' em outubro que o seu caso aconteceu quando ela tinha 21 anos. Ela foi convidada para uma festa em um hotel na Riviera Francesa, acreditando que seria uma celebração do estúdio com o qual estava trabalhando. Ao chegar, foi recebida apenas por Harvey Weinstein, que pediu a ela uma massagem, levantou sua saia, forçou suas pernas separadas e "fez sexo oral enquanto pedia que ele parasse". 

A atriz também afirmou à publicação que, ao se recusar a prestar depoimento a favor de Harvey Weinstein na justiça em razão de outro abuso, ela se viu seguida por ex-agentes do Mossad, o serviço de inteligência israelense.