Topo

Angela Merkel é a mulher mais poderosa do mundo, diz "Forbes"

Do UOL

03/11/2017 18h29

Chanceler federal alemã aparece pela sétima vez consecutiva no topo da lista das 100 mulheres mais influentes. Revista destaca vitória acirrada nas eleições em meio à ascensão do partido populista de direta AfD.A chanceler federal alemã, Angela Merkel, foi eleita a mulher mais poderosa do mundo pela sétima vez consecutiva, anunciou nesta quinta-feira (2) a revista Forbes.

"Neste ano, Merkel venceu uma eleição acirrada que marcou a entrada do partido [populista de direita] Alternativa para a Alemanha (AfD) no Parlamento alemão", disse a publicação em comunicado.

"Ela terá que segurar firme o leme da União Europeia (UE) enquanto enfrenta as tempestades do Brexit [saída do Reino Unido da UE] e o crescente sentimento anti-imigração na Europa", acrescentou a revista. "O poder de Merkel ainda é sólido graças a uma baixa taxa de desemprego e a um forte crescimento da economia alemã."

A lista das 100 personalidades femininas que se destacaram em 2017 traz a primeira-ministra britânica, Theresa May, em segundo lugar. "Agora, May tem que manter uma coalizão governamental frágil e conduzir o país rumo ao Brexit até 2019", destaca a Forbes.

Hillary Clinton, que ficou na segunda posição no ranking em 2016, caiu para a posição 63 depois de perder as eleições presidenciais para o presidente americano, Donald Trump.

A filha de Trump, Ivanka, que atua como conselheira da Casa Branca, ficou em 19º lugar, e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, ficou em 43º.

Melinda Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates, ficou em terceiro lugar, seguida de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, e Mary Barra, CEO da General Motors.

*Com Deutsche Welle