Topo

Por que tem mulher que, mesmo se bancando, esconde as compras que faz?

Há mulheres que ainda não se apropriaram completamente da autonomia que o dinheiro proporciona - Getty Images
Há mulheres que ainda não se apropriaram completamente da autonomia que o dinheiro proporciona Imagem: Getty Images

Adriana Nogueira

Do UOL

25/10/2017 04h00

Mulher independente financeiramente compra o que quer sem dar satisfação a ninguém, certo? Mais ou menos. Basta uma pesquisa rápida, com amigas ou colegas de trabalho, para descobrir que, mesmo sendo donas do próprio dinheiro, ainda há muitas que usam de estratégias para que os parceiros não vejam tudo o que compram. E não estamos falando das que têm maridos ou namorados controladores. O comportamento é comum mesmo entre as que os companheiros não têm esse perfil.

Leia também:

Faça o teste e descubra se você é uma consumidora compulsiva
A verdade por trás das dicas mais comuns para renovar a relação
9 hábitos de casais felizes - e juntos há muito tempo!

“Por mais que tenham os próprios recursos, há mulheres que ainda não se apropriaram da autonomia subjetiva que o dinheiro traz. Agem como se o poder de mando estivesse nas mãos do homem”, afirma a psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira, psicoterapeuta de casais.

“Apropriar-se dessa autonomia ainda é algo recente na história feminina”, afirma a psicóloga e terapeuta sexual Margareth dos Reis, doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Opinião, cada um tem a sua

Blenda diz que as mulheres que escondem gastos colocam no namorado/marido um poder que ele não tem. “E daí se ele criticar o que você gastou? Por que a opinião dele tem tanta importância? Às vezes, ele está dando apenas um palpite, e a mulher vai e toma como verdade absoluta”, fala a especialista.

A psicoterapeuta de casais fala que ainda existe uma espécie de hierarquia velada entre homens e mulheres, muitas vezes reforçada pelo comportamento da própria mulher. “É preciso se apropriar e se responsabilizar pelos próprios desejos.”

Impulso

Para Margareth dos Reis, algumas mulheres podem esconder gastos por saberem que agem por impulso e, com issso, boicotam projetos a dois. “Há mulheres e homens consumistas, que gastam descontroladamente, impedindo o casal de ter reservas ou de planejar viagens. Esses escondem o que gastam, porque não se sentem seguros sobre como se comportam.”

A doutora em ciências pela USP fala que a mulher pode até optar por não revelar o que compra para o parceiro, mas, para ser saudável, precisa ter consciência do porquê faz isso. “Se o que ela faz não interfere nos projetos a dois, por que não se sente à vontade para assumir as decisões de compra que faz?”