Topo

Suculentas: saiba como cuidar da planta do momento em casa

Suculenta - Zusung/Flickr Open Source
Suculenta Imagem: Zusung/Flickr Open Source

Marcos Candido

Do UOL, em São Paulo

15/10/2017 04h00

Elas são charmosas e costumam ser práticas de cultivar. As suculentas, plantas que armazenam água consigo, estão na moda para se ter em casa - tanto pela praticidade quanto pela beleza. Ainda assim, elas precisam de cuidados específicos.

O UOL pediu a ajuda de especialista para criar um passo a passo para se cultivar as suculentas e entrar nesta nova onda. Confira:

Primeiros passos

Antes da compra, certifique-se em qual canto da casa você pretende instalar a sua suculenta. Analise quantas horas de sol esse cantinho recebe (e também quantas horas de ausência de luz solar) e observe fatores como umidade e temperatura do espaço. Mais importante: saiba qual horário do dia você pode vê-la e checar como ela está. A dica é não terceirizar o cuidado. Compre com a certeza de que você será a principal responsável por ela. Não sabe por qual planta começar? Veja o guia de espécies de suculentas do UOL.

De quanto em quanto tempo eu devo regar?

O mais adequado é verificar se o solo está seco na hora da rega. Vale colocar um dedo na terra ou até mesmo enterrar um palito de dente no solo. Se sair seco, é sinal de que é bom reforçar a água. O período entre uma rega e outra costuma levar entre uma semana - há quem diga até quinze dias. Fique atento aos sinais que elas oferecem para saber dosar a quantidade de água e o tempo necessário entre uma molha e outra.

Herbicidas ajudam? E inseticidas? Adubo?

Não se recomenda o uso de herbicidas para o cultivo caseiro de suculentas. O uso de inseticidas ou fungicidas pode ser feito somente em casos de infestações de pulgões, embora a aplicação possa ter um custo alto para a vida da sua plantinha. Use adubos específicos para cactos e suculentas ou adubos orgânicos, como cascalho e chorume.

Veja também

Devo plantar em vaso ou em um terrário?

As suculentas podem ser cultivadas em vasos com furos e também em potes de vidro elegantes, como são os terrários. A opção mais prática, porém, são os vasos com furos na parte inferior, possíveis de escorrer a água e reduzir a umidade que pode apodrecer ou melar as raízes.

Opte por vasos de argila e, no fundo, uma camadinha de carvão vegetal no fundo para absorver água. Apesar de charmoso, o terrário possui cuidados redobrados. Nele é mais difícil obter uma boa ventilação e até mesmo checar se é preciso ou não de uma nova rega.

Cheque se o terrário possui alguma saída para o excesso d’água. Neste ambiente, busque por suculentas do gênero Sedum.

Dica: use um substrato de pedrinhas para impedir que a suculenta fique muito tempo em contato direto com a terra (além de ser bonito para a casa). Dentro de casa, recomenda-se usar um substrato com 3 partes de um substrato a base de solo, 2 partes de pó de brita e 1 parte de compostagem a base de folhas ou outra matéria orgânica decomposta. Não esqueça da boa ventilação, sempre.

Minha suculenta morreu, ou anda chocha. O que pode ter dado errado?

Existem vários motivos para decretar o óbito de sua suculenta, mas há fatores mais corriqueiros. A falta de água pode fazer com que as folhas murchem e a planta morra. Lembre-se: não é porque elas armazenam água que não precisam se hidratar. Mas tome cuidado: não se espante por ter esquecido de regá-la e a encharque várias vezes em um período curto de tempo. Água demais pode fazê-las murcharem e partirem desta para a melhor.

Suculenta Planta de Jade  - Andrés Orzaez/Flickr - Andrés Orzaez/Flickr
A suculenta Planta de Jade, pouco mais resistente ao sol do que suas 'amigas'
Imagem: Andrés Orzaez/Flickr

Cheque quanto luz solar sua suculenta recebe. O ideal é que ela recebe luz indireta, como de janelas, e não sejam expostas durante longas horas debaixo do sol. Se o único canto da casa receber muita luz, opte pela suculenta Planta de Jade. Pouco sol? A Colar de pérola, que mais parece com ervilhas, consegue aguentar mais o tranco. As variedades rasteiras devem ser podadas após a floração com a finalidade de mantê-las em forma. Espécies herbáceas maiores devem ser divididas a cada 3 a 4 anos para melhorar o seu florescimento.

FONTES: Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores, Marina Dias, sócia da PiMa Handmade, estúdio de design Botânico, ChristineHesseGross, sócia-proprietária da GartencenterUrsula, especializado em projeto das Oficinas Faça Você mesmo com dicas de cultivo