Topo

Maíra Charken tem complicações em parto normal e precisa fazer cesárea

Do UOL

05/10/2017 18h00

Maíra Charken já é mamãe e usou as redes para relatar as dificuldades pelas quais passou para conseguir dar à luz seu primeiro filho. Gael nasceu na madrugada desta quinta (5), em noite de lua cheia, pesando 3,155 kg e medindo 52 centímetros.

A ex-apresentadora do "Vídeo Show", da TV Globo precisou fazer uma cesárea de emergência após complicações no parto humanizado em casa. Foram mais de 12 horas em trabalho de parto. Ela conta que apesar de ter se preparado durante toda a gestação para que o nascimento ocorresse em casa, foi surpreendida pela natureza e pelo próprio corpo.

"Ontem vivi um parto duplo. Quem me acompanha, já sabia de todo desejo e todo planejamento para que tivesse um parto domiciliar. Meu pré-natal foi todo perfeitinho e só foi confirmando cada vez mais o plano de parir em casa. E, assim, seguimos confiantes e levando a gravidez da forma mais saudável possível.

Meu trabalho de parto teve início ao meio-dia de ontem, com contrações de intensidade média, e intervalos de 10 minutos e foi ficando sério com o passar do tempo. Sério a ponto de simplesmente não ter mais intervalos entre elas e de, a cada contração, eu achar que era a morte vindo me buscar. Mas eu estava decidida. Estava quase, gente, quase, quase.

Gael estava quase entrando no expulsivo, quase dando o ar da sua cabecinha, quando o trabalho de parto estagnou. Horas a fio, eu já semi morta de tanta exaustão e dor e Gael sempre firme e forte, sendo monitorado. Já quase meia-noite e nada do expulsivo. Minha parteira maravilhosa decidiu fazer o exame de toque para saber da minha dilatação e nesse momento, acabou rompendo minha bolsa, que até então tava intacta", releta a jornalista.

 

A post shared by Maíra Charken (@mairacharken)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

Rumo ao hospital

Maíra conta que após o exame realizado pela parteira recebeu a triste notícia: "Você vai ter que ir para o hospital, tem mecônio (cocô do bebê) no líquido amniótico e os batimentos do Gael tão caindo". Desesperada, a apresentadora diz que as dores passaram e de repente viu seu parto tomando novos e difíceis rumos.

"Saímos todos da minha casa em uma comitiva rumo à maternidade sem saber ao certo qual tinha sido o grau da complicação e qual seria a solução a se tomar. No caminho até o hospital, quase não se ouvia mais o coração de Gael. Baque master, entrei em choque. De casa para o carro, na viagem até a maternidade e da portaria da maternidade à sala de exames, só parava mesmo para contrair, de tanto que era meu desespero.

Chegando lá, que alívio. Os exames mostraram que Gael estava firme e forte com seu coração de guerreiro, mas a questão mecônio mudou radicalmente nossos destinos. Eu jurava que conseguiria seguir com meu parto natural de forma hospitalar e que seríamos felizes para sempre".  

Foi aí que Maíra recebeu o seguinte ultimato da médica: "Você tem que ir agora para o centro cirúrgico. Precisamos fazer uma cesárea de emergência".

Decepcionada, a apresentadora ficou sem chão. "Meu útero contraiu. Em cinco minutos, já estava lá, anestesiada, esperando que me cortassem. E deixa eu falar, foi tudo lindo, foi tudo humanizado e respeitoso desde o início e foi o que salvou meu filho.

Escrevo contando tudo com lágrimas nos olhos, porque sei que a cesárea salvou a vida do Gael! Uma cesárea responsável e necessária foi determinante para que hoje eu tivesse meu filho lindo mamando incessantemente no meu peito e cheio de vida", contou. 

Ela não nega a frustração, mas afirma que fez tudo pelo Gael e faria novamente. "Dois partos. Dei tudo de mim e fiz tudo o que pude. Me entreguei naquelas 12 horas de parto domiciliar e naqueles minutos de cesárea, que encaro como uma extensão do parto dos meus sonhos. Eu não engravidei pelo parto, e sim pelo filho e, pela vida dele, abro mão de qualquer plano, qualquer ideia e sonho.

Não temos o controle de nada, não somos nada e a vida só tem esfregado essa grande lição na minha cara. E tá esfregando também essa gostosura que é o Gael, um lindo libriano com ascendente em câncer. Meu gigante magrelo chegou chegando e já provando que vai zoar a p* toda. Filho, seja bem-vindo", concluiu.

O bebê é fruto do relacionamento de Maíra com Renato. Eles estão juntos desde que se conheceram nos bastidores do quadro "Saltimbum", do "Caldeirão do Huck", do qual ela participou e venceu no fim de 2016. Os dois se casaram no dia 9 de setembro no Rio de Janeiro e na época tiveram problemas com a noite de núpcias.