Topo

Mãe escreve carta inspiradora para filha: "Não se desculpe por ser quem é"

A americana Toni Hammer publicou uma carta para a filha em suas redes - Getty Images
A americana Toni Hammer publicou uma carta para a filha em suas redes Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

29/09/2017 15h39

Mãe de duas crianças, o menino Levi de 4 anos e a menina Lilian, de 5, a escritora Toni Hammer fez da maternidade a maior inspiração para o seu trabalho.

Conhecida nas redes por compartilhar o cotidiano da criação dos filhos em seu blog — além de ter uma coluna sobre o assunto do site de notícias americano "The Huffington Post"—, Toni viu justamente uma postagem espontânea de seu Facebook viralizar esta semana; uma carta que ela endereça à própria filha.

Nela, a americana dá lições sobre como a menina poderá se empoderar no futuro ao respeitar sua individualidade. Desde sua publicação no último dia 22, a carta já acumulou quase 6 mil compartilhamentos e 7,8 mil curtidas, além de ter rendido comentários de mães que elogiaram sua postura. Toni ainda brinca em uma das respostas: "eu estava com um humor muito 'girlpower'!". 

Leia a dedicatória na íntegra:

"Para a minha filha,

Não se desculpe quando outra pessoa esbarra em você.
Não diga "perdão por ser tão chata". Você não é chata. Você é uma pessoa com pensamentos e sentimentos que merece respeito. 
Não invente razões para não sair com um cara quando você não quer. Você não deve uma explicação a ninguém. Um simples "não, obrigada" deve ser aceitável.
Não pense demais sobre o que você come na frente dos outros. Se está com fome, coma o que quiser. Se quiser pizza, não pegue uma salada porque tem gente em volta. Peça a maldita pizza.
Não mantenha seu cabelo longo para fazer outra pessoa feliz.
Não use um vestido se você não quiser.
Não fique em casa porque você não tem ninguém com quem sair. Saia com você mesma. Tenha experiências com você e por você.
Não segure suas lágrimas. Chorar significa que você está sentindo algo que precisa ser extravasado. Não é uma fraqueza. É ser humana.
Não sorria porque alguém falou que você deveria.
Não tenha medo de rir das suas próprias piadas.
Não diga "sim" para ser educada. Diga "não" porque é a sua vida.
Não esconda suas opiniões. Fale em voz alta. Você deve ser ouvida.
Não peça desculpas por ser quem você é. Seja corajosa, ousada e linda. Seja você mesma sem nenhum remorso".