Topo

63% das jovens britânicas sofreram assédio sexual na balada ou bar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

29/09/2017 11h12

Contato físico ou sexual sem consentimento e comentários inapropriados ou abusivos são uma rotina na vida noturna em todo o mundo. Na Grã-Bretanha, porém, essa realidade virou alvo de um detalhado estudo, 63% das jovens britânicas sofreram esse problema em balada, pub ou bar, contra 26% de relatos de homens.

A pesquisa feita pelo YouGov e Drinkaware faz parte de uma campanha de conscientização contra o assédio “justificado” pelo abuso do álcool.

A enorme maioria das meninas que sofreram abuso relatam ter sentido nojo (76%) ou raiva (71%). Já os homens, abusados por mulheres ou outros homens, disseram que se sentiram surpresos (45%).

Ao todo foram 2013 pessoas entre 18 e 24 anos entrevistadas, sendo que 72% dos jovens que frequentam pubs, bares ou baladas já presenciaram alguma destas cenas pelo menos uma vez. A maioria que relatou os casos de assédio é de mulheres (77%) contra 67% de homens que dizem ter testemunhado.

Segundo os entrevistados, em 8 de cada 10 vezes em que viram abusos eles ou alguma outra pessoa tomaram uma atitude contra a agressão, seja perguntando à vítima se ela está bem ou confrontando o agressor.

Para 75% dos pesquisados, abuso é inaceitável quando a pessoa está sóbria e igualmente absurdo quando o agressor está bêbado. Porém, 7 entre dez acreditam que o ambiente de pub, bar ou balada propiciam este tipo de abuso.