Topo

NASA cria prédio em homenagem à cientista do filme "Estrelas Além do Tempo"

Cena do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016), de Theodore Melfi - Reprodução
Cena do filme "Estrelas Além do Tempo" (2016), de Theodore Melfi Imagem: Reprodução

do UOL, em São Paulo

24/09/2017 17h08

Conhecida como "computador humano" dentro da própria NASA, a cientista Katherine Johnson recebeu esta semana um reconhecimento importante da agência: o prédio do novo laboratório de pesquisa computacional em Langley foi inaugurado — e batizado — na última sexta, 22, com o seu nome: Katherine G. Johnson Computational Research Facility.

A jornada pioneira de Katherine, uma mulher negra que teve que vencer barreiras sexistas e racistas para se tornar uma das responsáveis pelo lançamento do astronauta John Glenn no espaço na década de 60, foi retratada no cinema por Taraji P. Henson no filme "Estrelas Além do Tempo", que concorreu ao Oscar de Melhor Filme em 2017.

A cientista Katherine Johnson, em frente a prédio que leva seu nome - Divulgação/NASA - Divulgação/NASA
A cientista Katherine Johnson, em frente a prédio que leva seu nome
Imagem: Divulgação/NASA

Em uma entrevista dada ao site da NASA e gravada antes da cerimônia de abertura do prédio, Katherine falou sobre como se sentia ao receber o reconhecimento: "Eu acho que eles são loucos!", brincou. "Eu sempre me empolguei com coisas novas, sempre gostei do novo. Mas deem crédito também a todos os que me ajudaram. Eu não fiz nada sozinha além de tentar chegar à raiz da questão e conseguir". 

Sobre a possibilidade de que os cálculos que levem o homem a Marte sejam feitos no prédio que leva seu nome, Katherine disse: "Eu me sentiria excessivamente honrada, enormemente honrada". Inspiradora, ela ainda deu um conselho a quem se interessa por ciência ou está começando na área. "Faça o seu melhor, mas goste. Goste daquilo que você faz, porque então você fará o melhor".