Topo

Evento da Apple tem apenas uma mulher; e a internet só falava do seu casaco

Angela Ahrendts, vice-presidente de varejo da Apple - Getty Images
Angela Ahrendts, vice-presidente de varejo da Apple
Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

13/09/2017 12h51

A aguardada conferência da Apple de 2017, que aconteceu nesta terça, dia 12, no Vale do Silício, teve uma mulher entre seus apresentadores: a executiva Angela Ahrendts, vice-presidente de varejo da empresa.

Sua presença era de grande destaque, já que Angela possui um cargo importante na companhia, é uma das poucas mulheres no mercado a exercer essa função e também uma das poucas na história a subir ao palco do evento mais importante do ano para a Apple — um dos mais comentados do mercado de tecnologia.

Mas, enquanto ela discutia ao vivo quais eram as estratégias de vendas da empresa, a internet só comentava o seu casaco rosa millennial. O tom da repercussão no Twitter variava do elogio ao ofensivo. 

"Angela Ahrendts é aquela mãe que sempre tem lanches gostosos".

"Este casaco é incrível".

"Me desculpa, é incrível, mas o casaco rosa da Angela só me faz pensar em uma vagina".

"Eu tenho motivos para acreditar que ela deve ser gorda por baixo deste casaco". Apenas um destes comentários parecia remotamente ligado à carreira de Angela: o de uma influencer que observou que a peça era Burberry — a mesma marca da qual ela foi CEO.

O próprio CEO da Apple, Tim Cook, já reconheceu publicamente as dificuldades que a indústria de tecnologia têm em incluir e representar mulheres. Em 2015, ele afirmou ao site "Mashable": "Eu acredito que é nossa culpa — e "nossa" significa a comunidade de tecnologia inteira. Geralmente, não fazemos o bastante para mostrarmos às mulheres que é legal [ser parte deste univreso] e o quanto pode ser divertido".