Topo

Quer usar cosméticos com vitamina C? Esclarecemos as principais dúvidas

iStock
Imagem: iStock

Mel Meira

Colaboração para o UOL

08/09/2017 04h00

Estimular a produção natural de colágeno, diminuir linhas finas, evitar o aparecimento de rugas, clarear manchas e combater radicais livres: esses são alguns benefícios da vitamina C para a pele. Ela é indicada por dermatologistas por quem quer manter o rosto com aspecto saudável e firme, principalmente entre os 25 e 30 anos, em cosméticos, tratamentos estéticos ou suplementos orais.

Alberto Cordeiro, especialista em Dermatologia Estética e Tricologia, da Horaios Estética, de São Paulo, ajuda a esclarecer os principais pontos a serem considerados na hora de escolher tratamentos estéticos e utilizar cosméticos com esse ativo:

Quais as propriedades da vitamina C?

Ela é um dos mais potentes antioxidantes para a pele, pois faz com que a pele produza substâncias que combatem os radicais livres. Isso retarda o processo de envelhecimento da pele. Além disso, é uma potente clareadora de manchas.

Qual o principal mito sobre esse ativo?

O principal mito é que a vitamina C atua como antirrugas, mas na verdade o que ela faz é prevenir o aparecimento delas. As rugas que já estão estabelecidas não são eliminadas pelo uso de cosméticos ou tratamentos com esse ingrediente.

O que faz o ingrediente ser essencial na rotina de beleza?

Se não combatermos os radicais livres, não conseguimos ter um rejuvenescimento da pele a longo prazo. Você também pode usar outros antioxidantes em conjunto, como o resveratrol (que vem da uva), que é bem potente.

A partir de qual idade são indicados cosméticos e tratamentos com a substância?

Geralmente, para pessoas na faixa etária dos 25 a 30 anos, quando começamos a prevenir o envelhecimento da pele. A vitamina C não tem contraindicação e pode ser usada até por adolescentes que queiram melhorar manchinhas causadas pela acne. Depois dos 30 anos, a pele perde 1% de colágeno por ano e é nesse momento que começamos a adotar mais cuidados.

Como escolher o produto ideal?

Muitos cremes falam que têm vitamina C, mas a concentração do ativo é muito baixa. Para dar resultado, o cosmético deve ter concentração a partir de 2% -- no mercado, há opções com até 20%. Quanto maior a porcentagem, maior o resultado e o preço. Lembrando que é sempre bom usar produtos indicados pelo seu dermatologista ou que tenham boa reputação.

Qual a melhor maneira de aplicar esses cosméticos?

Entre 25 a 30 anos, é recomendado o uso do cosmético com vitamina C à noite e, pela manhã, a pessoa deve aplicar protetor solar. Em casos de peles mais maduras, a indicação é usar a vitamina C pela manhã, antes do protetor solar, e à noite ela precisa usar algum creme com componente antirruga ou com poder maior de hidratação.