Topo

Você precisa limpar os brinquedos sexuais toda vez que os usa; veja como

Brinquedos sexuais precisam ser higienizados após todo uso - Getty Images
Brinquedos sexuais precisam ser higienizados após todo uso Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 04h00

Sozinho ou acompanhado, sabemos que usar um brinquedo erótico pode dar um “up” nas relações sexuais. Mas é preciso limpá-lo sempre que for usado. A falta de higiene leva à proliferação de bactérias e fungos, que podem causar infecções genitais.

“É importante guardar limpo e em um lugar seco para não acumular umidade. Se for compartilhado, o uso do preservativo é recomendado para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, use lubrificante para os penetráveis, pois assim você evita machucar os órgãos genitais”, explica Carolina Ambrogini, médica ginecologista e especialista em sexualidade do ambulatório do Projeto Afrodite da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A seguir, veja como cuidar dos seus de acordo com o material de que eles são feitos:

Cyberskin:

Encontrado em próteses realísticas de pênis, vagina, ânus e capa peniana.

Como limpar: O material, que tem textura parecida com a pele humana, deve ser lavado com sabão neutro. É recomendado o uso de um produto em pó específico, vendido em sex shops, para conservar a maciez do material e ele não ficar como uma borracha grudenta. Se usar amido de milho, o efeito será o mesmo.

Silicone:

Encontrado em próteses, plug anal, anel peniano e bolinha tailandesa.

Como limpar: Pode ser lavado com sabão neutro. Se for motorizado, é preciso tomar cuidado para não molhar o compartimento de pilha ou bateria. Para reforçar o cuidado, use apenas pano úmido ou lenço umedecido sem álcool, para não ressecar o material.

Plástico ABS:

Encontrado em massageador de próstata, cápsula vibratória, bolinha tailandesa.

Como limpar: Limpe antes e depois de usá-lo com água e sabão neutro. Não ferva. Se for motorizado, lembre-se de tomar cuidado com a quantidade de água, que pode danificar o local das pilhas ou bateria. 

Couro e couro sintético:

Encontrado em algemas, chibatas e coleiras.

Como limpar: Com pano úmido. Se achar necessário, use sabão neutro e escova com cerdas macias. Para esses materiais, vale o lembrete de não aplicar lubrificante quando for usar.

Jelly:

Encontrado em vibradores e próteses penianas.

Como limpar: Com água e sabão neutro. Por conta da consistência gelatinosa, não deve ser colocado em água fervente.

Metal:

Encontrado em vibradores e plugs.

Como limpar: Use água quente e sabão neutro.

Acrílico:

Encontrado em masturbadores.

Como limpar: Com água e sabão neutro. Não ferva.

 

Consultoria | Jaqueline Paz, do sex shop Tulipa Vermelha, em São Paulo, e membro do Coletivo Clínicas, grupo de discussão de mulheres sobre sexo e outros temas; Luiz Alexandre Coutinho, do Emporium do Prazer; e Carolina Ambrogini