Topo

'Engravidei aos 17 e achei que o mundo fosse acabar', diz nora de Preta Gil

Laura Fernandez na passarela da Cia Marítima - Reprodução Instagram
Laura Fernandez na passarela da Cia Marítima Imagem: Reprodução Instagram

Daniela Carasco

Do UOL, em São Paulo

29/08/2017 04h00

Laura Fernandez, 19, que ganhou os holofotes ao confirmar seu relacionamento com Francisco, filho de Preta Gil, aguarda ansiosa a possibilidade de estrear na SPFW. Esse será seu retorno à moda depois de um hiato, provocado por uma gravidez inesperada na adolescência.

Apesar de ter cruzado a passarela da Cia. Marítima, na quinta-feira (24), fora do calendário oficial, recebeu a negativa de duas provas de roupa que poderiam lhe render uma vaga no tão desejado casting da semana de moda paulistana. A pouca experiência ainda tem sido um empecilho. Por enquanto, ela circula pelas primeiras filas ao lado de celebridades e influencers. A expectativa, porém, é a de que ela suba na passarela da Helô Rocha, na quinta-feira (31), último dia. "Vou chorar de tanta emoção."

“Achei que o mundo fosse acabar”

Há dois anos, Laura recebeu a notícia de que esperava sua primeira filha, Sol de Maria, neta de Preta e bisneta de Gilberto Gil. A novidade caiu como uma bomba. “Fiquei triste, sem chão. Achei que minha carreira tinha acabado ali. Chorei muito e me arrependo de ter ficado tão mal. Poderia ter curtido mais a gestação”, conta. Na época, ela começava a dar seus primeiros passos profissionais fora do país. O sonho, porém, precisou ser adiado.

Laura engravidou em Miami, onde estava a trabalho. Os inchaços causados pela pílula a fizeram interromper o uso do anticoncepcional em prol da carreira de modelo. “Eu não queria nem estava preparada para ser mãe naquele momento; entrei em desespero. Procurava informação sobre gravidez na adolescência e não encontrava nada na internet.”

Diante de seu desespero, o então namorado e hoje marido sugeriu que ela criasse um blog para compartilhar sua experiência com outras meninas. Assim nasceu o “Mamãe na Moda”.

laura fernandez sol de maria francisco - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Laura Fernandez, Francisco e Sol de Maria
Imagem: Reprodução Instagram
“As pessoas romantizam muito a maternidade”

Além de vídeos com dicas de moda e alimentação saudável, Laura divide com os seguidores -- mais de 100 mil em seu perfil pessoal no Instagram e 46 mil no do projeto -- momentos importantes da vida da filha, como o primeiro aniversário. Sol de Maria tem agora 1 ano e 9 meses.

“Não mudaria nenhum detalhe da minha história, mas sei que tive a sorte de ter uma família muito acolhedora. Sei que muitas meninas na mesma situação são abandonadas pelos pais e, principalmente, pelos companheiros”, conta. “Gosto de acalmá-las dizendo que as coisas se acertam e a vida recomeça depois do nascimento de um filho. É como uma luz inesperada que se acende.”

Quando questionada sobre os conselhos que daria a futuras mães, ela não hesita em rebater a maneira como a maternidade ainda é romantizada. “As pessoas dizem que tudo é lindo. Prefiro dizer que é um desafio enorme. Está tudo bem achar seu neném feio, ficar de saco cheio em alguns momentos, se sentir frustrada às vezes. O que posso garantir é que, quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Não se preocupe.”

“Engordei 20 quilos na gravidez”

Ansiosa para voltar a atuar em uma carreira ainda pautada pelos padrões bastante rigorosos de beleza, Laura se diz satisfeita com seu corpo. Na gestação, engordou 20 quilos. “Fiquei muito assustada. A gravidez é muito difícil também por conta dessa transformação corporal”, diz. “Perdi 15 deles já na primeira semana após o parto, acho que a idade ajudou. Hoje já estou com os 50kg de antes.” Ela tem 1,76 m de altura. 

Quando se olha no espelho, enxerga uma menina feliz, mas exigente. “Me sinto magra e saudável, só que ainda posso melhorar”, conta. “Sou devota de Bela Gil. Me tornei vegetariana quando minha filha nasceu. E ela também é. A única proteína animal que a Sol de Maria consome é ovo. Não somos radicais, tentamos priorizar sempre a alimentação natural. Tudo sob acompanhamento médico, claro.”

Agora acostumada com a rotina de mãe, Laura revela ter o desejo de ter mais filhos. Se depender do casal, Gilberto Gil já pode começar a preparar mais música para os próximos três bisnetos que devem vir por aí. “Eu e Francisco somos filhos únicos, queremos muito ter família grande. Mas acho que os próximos só vêm daqui a uns oito anos.”