menu
Topo

Mães e filhos

Seu bebê dorme na posição correta? Pesquisa aponta que não

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/08/2017 13h04

Na hora de colocar o seu bebê para dormir, qual é a posição que você costuma deixá-lo no berço? Um estudo publicado na conceituada revista Pediatrics deste mês mostrou que muitos pais não seguem a orientação feita pela Academia Americana de Pediatria, que recomenda colocar a criança para dormir de barriga para cima (conhecido como "decúbito dorsal") para evitar o risco de morte súbita.

Para o estudo, os cientistas convocaram 3.297 mães de bebês entre dois e seis meses de 32 hospitais nos Estados Unidos, para analisar como elas agiam nesse momento. Os resultados mostraram que 77,3% das mulheres afirmaram que geralmente, mas nem sempre, colocam os seus filhos na posição indicada. Já 43,7% das entrevistas disseram seguir exclusivamente a prescrição.

A pesquisa mostrou que alguns fatores levam a este comportamento, como os conselhos médicos e a interferência de outros membros da família, que tendem a deixar os bebês de lado ou de bruços. De acordo com o trabalho, a justificativa dada é que quando as crianças estão com as costas apoiadas no berço, parecem ficar desconfortáveis e com o risco de se sufocar – impressão completamente equivocada.

Entre as posições não indicadas, estão de lado e de bruços.

Getty Images
Imagem: Getty Images
Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!