Topo

Demaquilante em óleo, bifásico, água micelar e lencinhos - qual o melhor?

iStock
Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2017 04h00

Tirar a maquiagem é essencial para a saúde da pele. Nessa hora, entra em cena o demaquilante, que pode fazer toda a diferença na textura e suavidade da cútis. No mercado, há opções em creme, óleo, lenços, além do tradicional bifásico e da água micelar, que ocupa cada vez mais as prateleiras. Veja o que levar em conta na hora de escolher o seu:

Cada um tem uma função

Existem diversas texturas e formulações de produtos que removem a maquiagem e outros cosméticos: “O demaquilante em óleo é o queridinho do momento pela facilidade de remoção da maquiagem e sua praticidade. O creme demaquilante é outra versão que costuma agradar, porque pode ser aplicado com algodão e com as mãos, removendo resíduos suavemente. Ambos são ideais para peles mais secas. Os produtos em versão leitosa têm textura mais leve, e atendem bem necessidades da pele normal ou mista”, explica Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido Brasil.

Ela complementa: “O bifásico é ideal para remoção da maquiagem de longa duração e à prova d’água. Na maioria das fórmulas, a água micelar é livre de óleo e tonifica a pele enquanto demaquila suavemente, mas com isso não age de maneira tão eficaz na remoção da maquiagem resistente. Costumo brincar que os lenços são ideais para os dias em que estamos com preguiça, mas não indico para uso contínuo, uma vez que eles podem deixar resíduos e não dispensam o uso de outros passos da limpeza da pele.”

Para maquiagens resistentes, use os em óIeo ou bifásicos

Alguns produtos, como máscara de cílios à prova d’água, precisam de limpeza poderosa: “Use demaquilantes em óleo ou bifásico, que tiram tudo. Um truque bom é segurar o algodão por uns três segundos sobre a região, e depois massagear a área para retirar os resíduos. Esse tempo é suficiente para dar uma derretida no produto” pontua Rafaella Crepaldi, makeup stylist da Nars para a América Latina.

O dermatologista Abdo Salomão dá outra dica simples, mas efetiva: usar água morna e algodão.

Verifique se o produto pode ser usado na região dos olhos

Preste atenção também se o produto pode ser aplicado na área dos olhos, pois isso é uma unanimidade, já que alguns têm álcool na composição: “Tudo depende da indicação no rótulo. Os produtos para essa região precisam ser aprovados por oftalmologistas, para evitar problemas”, esclarece Fernanda Farias.

Pele sensível? Use água micelar

Essa solução virou febre mundial e a dermatologista Patrícia Mafra, da Clínica Volpe, de São Paulo, explica o motivo: “É um produto versátil, que não sensibiliza a pele, dá sensação de limpeza e hidratação, não resseca o rosto em períodos de clima seco, como agora no inverno, e não deixa a pele oleosa no verão. Ela é uma ótima opção para peles sensíveis e finas”.

A água micelar também pode ser uma aliada para as pálpebras: “A pele ao redor dos olhos é por natureza mais delicada”, explica Patrícia.

Se tiver acne, evite fórmulas com óleo

Se você tem uma pele acneica ou oleosa, tome cuidado ao investir em demaquilantes com óleo na fórmula, para não obstruir os poros: “Peles acneicas exigem cuidados especiais, então restrinjo o uso da versão com óleo para regiões específicas como pálpebras e lábios”, comenta Rafaella Crepaldi.

Precisa enxaguar ou não?

Muita gente tem dúvida sobre lavar ou não o rosto depois de usar demaquilante: “Independentemente do tipo ou textura, o rosto deve ser lavado imediatamente após seu uso. Uma boa espuma de limpeza garante a remoção de qualquer vestígio de maquiagem ou impureza que ainda esteja na pele”, explica Fernanda Farias.

Óleo pode ser usado no banho

Para quem quer praticidade, usar demaquilante em óleo no banho é uma boa pedida. A combinação da textura do produto com a água morna remove todos os  resíduos, e deixa a sensação de pele limpa e suave.

O que usar para tirar filtro solar?

Use o produto, principalmente a água micelar, para retirar protetores solares da pele ao final do dia, mesmo se não tiver cor. Isso garante rosto limpo antes de passar para o uso de cremes hidratantes ou séruns noturnos.

Confira opções de demaquilantes para diversas necessidades: