Topo

Mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos. Suplementos ajudam?

Mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos - iStock
Mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

14/08/2017 04h00

Não existe milagre quando o assunto é crescimento dos fios. Para conquistar o cabelo dos sonhos é necessário ter uma alimentação equilibrada, verificar como anda seu estresse e ainda, quando necessário, turbinar as mechas e couro cabeludo com produtos específicos. Mas existe tanta informação sobre o tema circulando por aí que resolvemos desvendar mitos e verdades com especialistas no assunto:

Existem ativos realmente capazes de ajudar no crescimento dos fios?

VERDADE - A primeira grande dúvida popular é se produtos de beleza e suplementos ajudam mesmo a estimular o crescimento dos fios, ou são apenas marketing.

Para Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar, existem, sim, substâncias que podem desempenhar essa função: "São aquelas que aumentam a vascularização, como jaborandi e cafeína. Entre os suplementos, zinco, B6 e cobre desempenham essa função também”.

Mas é necessário cautela quando o que está em jogo são os chamados xampu com efeito bomba, para um crescimento rápido: "Eles são fontes de vitamina A, que ajuda no crescimento dos fios, mas o xampu bomba com altas dosagens pode fazer o efeito contrário, e ao invés de o cabelo crescer, ele pode cair. Eu não sou a favor de xampu para crescimento, pois eles têm um contato pequeno no couro cabeludo. Quando você faz o enxágue, ele vai embora. O melhor é colocar esses ativos numa solução capilar, que vai repousar no couro cabeludo e tem uma eficácia maior", orienta.

O xampu bomba caseiro ajuda no crescimento dos fios?

MITO - Mas então o que seria esse tal xampu caseiro que virou febre na internet? A especialista em tratamentos capilares naturais do Spa Dios, Renata Souza, explica: “Trata-se de seguir uma receita adicionando Monovin A, suplemento veterinário, xampu sem sal e Bepantol líquido, solução rica em pró-vitamina B5 muito utilizada em condicionadores e finalizadores. O uso dessa receita não é recomendado, uma vez que Monovin A é um indicado para uso em crinas de cavalo, que têm o pelo muito mais forte do que o cabelo humano. Dessa forma, quando utilizado nos fios humanos, pode provocar quebra e ressecamento”, alerta.

Existem alimentos que ajudam no crescimento do cabelo?

VERDADE Comer de forma saudável e balanceada é o primeiro passo para uma saúde equilibrada, além de cabelos e unhas fortalecidos. A alimentação está muito ligada ao couro cabeludo. Os cabelos e unhas são os últimos lugares para onde vão os nutrientes ingeridos pela alimentação. Quem tem uma dieta pobre em proteínas, aminoácidos essenciais, de vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C vai ter a saúde do couro cabeludo comprometida. Precisa haver a ingestão, por exemplo, de cenoura, folhas verdes escuras, brócolis e couve-flor. A couve tem uma concentração grande de aminoácidos, principalmente a cisteína, que é um dos maiores formadores da fibra capilar. O óleo de gérmen de trigo e o salmão são ricos em nutrientes que precisamos para ter um couro cabeludo saudável também. Ingerir carnes, no mínimo, duas vezes por semana, por causa do ferro também é importante. Quem tem carência de ferro, pode sofrer com queda capilar”, explica Marcela Buchaim, responsável pela idealização do Spa do Cabelo, no Studio Tez.

Qualquer um pode usar suplementos para melhorar os cabelos?

MITO - "Toda suplementação via oral precisa ser indicada por um médico especialista da área, neste caso um nutrólogo ou dermatologista. Assim sendo, ele irá identificar quais os nutrientes que estão com baixa no seu organismo, e criar uma fórmula específica para sua necessidade”, esclarece Kevin Porto, tricologista. 

Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?

MITO - Essa receita virou febre nos anos 90 e ainda persiste em alguns fóruns da web, mas não deve ser usada, como comenta Renata Souza. “É um mito popular. O anticoncepcional é para ser ingerido e não há efeitos quanto ao uso tópico”.

Estresse provoca queda de cabelo?

VERDADE - “O estresse é o pior inimigo do cabelo, mas depende muito de cada pessoa. Eu acredito que depois do estresse, o que vem ocasionando queda é a falta de cuidado com o couro cabeludo. Lavar na água quente, não usar produtos indicados para o tipo de cabelo, pentear os fios molhados, não hidratar semanalmente em casa e a cada 15 dias ou um mês no salão", enfatiza Marcela Buchaim.

Caspa afeta o crescimento dos fios?

VERDADE - Os especialistas são unânimes nesse assunto: a caspa prejudica os fios por se tornar uma barreira negativa para o crescimento, assim como a raiz oleosa, que dificulta um ambiente limpo e saudável, ideal para um cabelo crescer forte e saudável.

Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais?

MITO - Mais um mito que passou por gerações é que cortar a ponta dos cabelos faz com que ele cresça mais rápido e forte. O corte serve apenas para manter o desenho dos fios e tirar o ressecado e pontas duplas.

Confira alguns produtos disponíveis no mercado com o objetivo de melhorar o crescimento e força dos fios: