Topo

Carta do Papa surpreende casal gay que conseguiu batizar filhos

Allyson posa ao lado dos pais, Toni e David, e dos irmãos, Felipe e Jessica, ao lado do padre que realizou a cerimônia - Arquivo pessoal
Allyson posa ao lado dos pais, Toni e David, e dos irmãos, Felipe e Jessica, ao lado do padre que realizou a cerimônia Imagem: Arquivo pessoal

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 19h54

Após conseguir batizar seus filhos na Igreja Católica, em uma cerimônia realizada na Catedral de Curitiba (PR) em 23 de abril, o casal Toni Reis e David Harrad, juntos há três décadas, tiveram uma enorme surpresa ao voltarem de uma viagem de férias em família.

Uma carta do Papa Francisco os parabenizava pelo batizado dos três filhos adotivos----Jéssica, Filipe e Alyson. "Estamos em estado de êxtase", conta Reis, em entrevista ao UOL.

Tudo porque, antes de conseguir finalmente com que as crianças fossem batizadas, o casal procurou quatro paróquias na cidade. Todas negaram o pedido. "Só deu certo após a intervenção do Bispo da cidade, que autorizou", conta.

Batizado aconteceu em abril de 2017 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Batizado aconteceu em abril de 2017
Imagem: Arquivo pessoal

Bastante religioso, Reis, que atua como Secretário de Educação ABGLT e Diretor Executivo Grupo Dignidade na empresa Grupo Dignidade, conta que os dois quiseram compartilhar a conquista com o próprio Papa Francisco. Por isso, o casal pensou que seria interessante mandar para o Santo Padre imagens dos certificados que todos receberam após a cerimônia, além de fotos do momento, aproveitando para contar a história da família.

"Mandamos primeiro por e-mail, mas responderam dizendo que o Papa responde apenas correspondências enviadas via correio convencional. Fizemos isso, e saímos de férias", explica Reis. A família ficou passeando pela Europa no período de 6 de julho a 4 de agosto. Um dos destinos, inclusive, foi o próprio Vaticano.

A resposta chegou no dia 10 de julho, mas só foi descoberta quando todos retornaram para casa. Era uma carta, em nome do Papa Francisco, assinada pelo secretário de Assuntos Gerais do Vaticano, o monsenhor Paolo Borgia.

"O Santo Padre viu com apreço a sua carta, com a qual lhe exprimia sentimentos de estima e veneração e formulava votos pelos bons frutos espirituais do Seu ministério de Pastor da Igreja Universal. Ao agradecer, da parte do Sucessor de Pedro, o testemunho de adesão e as palavras de homenagem, posso acrescentar: também o Papa Francisco lhe deseja felicidades, invocando para a sua família a abundância das graças divinas, a fim de viverem constante e fielmente a condição de cristãos, como bons filhos de Deus e da Igreja, ao enviar-lhes uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo que não se esqueçam de rezar por ele", dizia a correspondência, enviada pelo Vaticano.

Toni Reis conta que a família ficou bastante empolgada com esse retorno. "Claro que para uma pessoa agnóstica isso não significa nada, mas para nós, que temos a fé católica, foi uma ótima notícia", diz. "Se tivéssemos visto a carta enquanto estávamos em Roma, certamente tentaria um encontro pessoalmente, mas não faltarão oportunidades." 

Quer enviar uma carta para o Papa?

Carta enviada em nome do Papa Francisco - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de o papa não ter nenhum e-mail público, ele possui um endereço físico para envios de correspondência. Assim, é possível que qualquer pessoa mande cartas e encomendas para o Vaticano.

Um escritório de correspondência da Secretaria de Estado possui quatro funcionários que separam, leem e respondem milhares de mensagens que são enviadas ao papa diariamente.

Todas as cartas enviadas recebem uma resposta na mesma língua em que foram escritas originalmente. Em alguns casos, o próprio papa Francisco liga para o autor da correspondência para conversar.

Ela deve ser enviada para o seguinte endereço:

Sua Santità Francesco
00120 Città del Vaticano

Alguns cuidados precisam ser tomados por quem pretende escrever e enviar a carta. O papa deve ser referido como "Vossa Santidade" e no local onde se indica o país, deve-se colocar Vaticano.