Topo

10 perguntas que você deve fazer antes da primeira tatuagem

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Guimarães e Marina Oliveira

Colaboração para o UOL

03/08/2017 04h00

Tatuagem é, para muita gente, mais do que apenas um desenho bonito que vai ficar marcado na pele. Há quem escolha fazer adornos de acordo com o seu estilo ou mesmo a sua ideologia, mas muitos outros fatores podem influenciar a decisão e até a escolha do estúdio. Veja as dúvidas mais comuns que surgem na hora de fazer a primeira tattoo:

Decidi pelo desenho ideal?

Existem desenhos que são muito procurados em determinadas épocas e, depois acabam em desuso. “Isso é natural, mas é interessante escolher algo que vai sobreviver ao tempo”, diz Daniele Minami, do True Love Tattoo, de São Paulo. Um bom caminho é optar por uma tatuagem que você ache bonita e que, ao mesmo tempo, signifique algo especial. O Instagram é uma boa fonte de inspiração mais original, ao contrário do Google e do Pinterest, em que aparecem fotos mais batidas.

Como escolher o tatuador?

O primeiro passo para decidir quem vai fazer arte na sua pele é pesquisar o portfólio de alguns tatuadores e ver fotos de trabalhos recentes dele, que precisa ter experiência com o tipo de desenho de que você gosta. O segundo passo é conhecer pessoalmente o estúdio e o profissional. Veja quantos anos de experiência prática ele tem. Outra dica: não dá para basear sua decisão no número de seguidores que o tatuador tem nas redes sociais. “Tem muita gente que compra perfil pronto ou compra seguidores”, diz Sergio Leds, do Led's Tattoo, de São Paulo.

Devo aceitar as sugestões do tatuador ou fazer a minha vontade?

Os tatuadores costumam dar orientações sobre o posicionamento, a composição da arte e outros detalhes que podem influenciar no resultado e que normalmente escapam aos leigos. É claro que sua vontade deve ser respeitada -- o ideal é haver consenso entre vocês. Caso contrário, pode ser um sinal de que é melhor buscar outro profissional.

Posso ter alergia?

Sim, pessoas que já têm outros tipos de alergias precisam de atenção especial. “Nesses casos, é fundamental conversar com o dermatologista antes”, afirma Claudio Wulkan, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Vou precisar de retoque? Está incluso no preço?

Isso vai depender muito dos cuidados que você vai ter com a pele durante e depois da cicatrização. Usar protetor solar e hidratante retardam os efeitos do tempo, que podem alterar tanto a cor quanto a espessura do traço. Na maioria dos estúdios, o retoque está incluso no preço apenas quando a tatuagem tem falhas depois da cicatrização. Mas vale a pena se informar sobre a possibilidade de ter ou não uma garantia do trabalho e quanto tempo ela duraria.

A tinta é aprovada pela Anvisa?

Apenas três marcas de tinta estão liberadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que fiscaliza a qualidade e a segurança de produtos e estabelecimentos. São elas: StarBrite, Electric Ink e Iron Works. As tintas usadas, colocadas em batoques, devem ser descartadas a cada procedimento.

Que outros materiais serão usados? Como saber se são seguros?

Para fazer a tattoo, o profissional vai usar agulhas e bicos descartáveis, que devem ser abertos na frente do cliente. “Caso o artista use ponteiras de aço, é importante que elas sejam esterilizadas em autoclave e embaladas”, diz Sergio. No estúdio, outros materiais também precisam estar protegidos e esterilizados, como a máquina de tatuagem, a maca e a bancada.

Quantas agulhas serão usadas?

Pouca gente sabe, mas há desenhos que só podem ser feitos com várias agulhas diferentes, de acordo com a arte e a técnica do tatuador. Vale questioná-lo sobre isso, até para poder verificar se todas as agulhas estarão em embalagem lacrada, quando chegar a hora da tatuagem.

Como saber se as cores escolhidas são ideais para a minha pele?

Isso ficará muito mais fácil com a ajuda de um tatuador experiente. Há cores que valorizam todos os tipos de pele e o profissional deve usar tons que se apliquem melhor à arte escolhida. “Em geral, quanto mais melanina na pele, mais as cores precisam ser escuras, para destacar os detalhes da tatuagem”, explica Daniele.

O que preciso fazer depois da tattoo?

Depois da sessão de tatuagem, você terá de passar pomada cicatrizante, evitar sol, piscina e até esportes de contato, como o judô e o jiu-jítsu. O local deve ser limpo com sabonete neutro, sem bucha. Alimentos muito gordurosos ou condimentados devem ser evitados, pois aumentam o risco de inflamação. Depois que o desenho estiver cicatrizado, os únicos cuidados serão aplicar protetor solar e hidratante.