Topo

Aprenda a domar e estilizar o baby hair, os fios de cabelo novos da testa

Rihanna deixou seus "baby hairs" bem colados na testa  - Getty Images
Rihanna deixou seus "baby hairs" bem colados na testa Imagem: Getty Images

Bárbara Tavares

Do UOL

02/08/2017 04h00

Sabe aqueles fios de cabelo curtinhos que crescem na região da testa e nuca? Eles são chamados de baby hair. “São cabelos novos que nascem em toda a moldura do rosto”, explica Rosman Braz, cabeleireiro e maquiador do Salão 1838, de São Paulo.

Amados por uns e odiados por outros, esses fiozinhos geralmente têm textura muito fina e crescimento lento. E isso acontece por vários motivos: alterações hormonais, estresse, gravidez e amamentação, alimentação e em casos pós-cirúrgicos, quando há perda de sangue e anemia. “Muitas pessoas se confundem e acham que é cabelo quebrado ou frizz, mas são fios novos que, por serem curtinhos, ficam eletrizados”, pontua Rosman.

Ame-os ou deixe-os

Se você faz parte do time que joga contra o baby hair, uma alternativa é a depilação a laser, procedimento adotado por Kim Kardashian para dar um fim aos seus fiozinhos. São necessárias, no mínimo, três sessões, de acordo com a quantidade, a espessura e a cor do cabelo.

Por ser uma solução definitiva, é necessário ter certeza da decisão e procurar um profissional qualificado. A socialite, por exemplo, se arrependeu: “Minha testa tinha todos esses baby hairs, e eu sempre surtava por causa deles. Os fotógrafos usariam Photoshop para removê-los de qualquer forma e eu achei que eu ficava melhor sem eles, mas hoje sinto falta. Acho que eles deixam a aparência mais jovem. Então, garotas, vocês sempre podem fazer laser na linha do cabelo, mas eu sinto falta”, declarou Kim.

Kim Kardashian Baby Hair - Getty Images - Getty Images
Kim Kardashian antes e depois da depilação a laser no rosto
Imagem: Getty Images

Já se você gosta dos fiozinhos elétricos, elencamos aqui algumas dicas para incorporá-los ao penteado e até adotar um look conceitual. Anota aí!

  1. Uma maneira de domar o baby hair é com styling. “Seque o cabelo passando a mão na raiz no sentido do comprimento. Depois de finalizar a escova, jogue um jato de ar frio com o secador para controlar os fios”, ensina Rosman.
  2. Existem vários produtos que ajudam a estilizar o cabelo. O segredo aqui é passar a pasta, pomada ou gel nos fios e modelá-los conforme o look. Entre os preferidos de Rosman estão a pomada modeladora Manipulator, da Bed Head, e o gel Liss Control, da L’Oréal Professionnel.
  3. Várias famosas são adeptas do styling "obra de arte" no baby hair: Rihanna, Jennifer Lopez e Cara Delevingne adoram desfilar com seus fios modelados. Uma dica é usar escova de dentes e spray fixador para separar o cabelo e penteá-lo.