Topo

6 lições "top" de Gisele Bündchen para quem quer vencer na vida

Daniela Carasco

do UOL

20/07/2017 04h00

Quem vê Gisele Bündchen reinar nas listas de modelos e mulheres mais poderosas do mundo nem imagina que ela teve de lidar com um monte de rejeições. Nada foi suficiente para fazê-la desistir da carreira que a lançou para o mundo. Por isso, no dia em que ela completa 37 anos, reunimos as principais lições da (única) übermodel para quem quer vencer profissionalmente. Afinal, Gisele é muito mais do que um rostinho –um cabelo, um corpo, um sorriso, um marido– bonito.

1. Não desista diante das frustrações

No início da carreira, aos 14 anos, agentes lhe disseram que os olhos muito pequenos e nariz grande demais acabariam com qualquer chance de Gisele ser capa de revista. Ironicamente, ela respondeu anos depois ao tal descrédito com nada menos do que cifras. Há 15 anos, Gisele lidera isolada o ranking das modelos mais bem-pagas do mundo, da revista Forbes, mesmo já tendo se aposentado das passarelas. Seu faturamento no último levantamento? Cerca de US$ 30,5 milhões conquistado em 12 meses, 20 milhões a mais do que a segunda colocada, a brasileira Adriana Lima. Isso sem contar as mais de 1.200 capas de revista que já carrega no currículo.

2. Tenha um plano de carreira muito bem definido

Se engana quem pensa que Gisele é adepta do lema “deixa a vida me levar”. Graças ao pai Valdir Bündchen, ela organizou muito bem o caminho que pretendia trilhar no mundo da moda. Zeca Abreu, diretor da agência Elite Models, responsável pelos primeiros passos da top, revelou à revista Glamour americana que Seu Valdir não só lhe mandou um longo questionário sobre os pontos fortes e fracos da filha, como também visitou John Casablancas, dono da empresa, para criar seu plano de carreira com tudo o que aconteceria nos primeiros anos de trabalho de Gisele. Todas as previsões se confirmaram e, cinco anos após ter sido descoberta, Gisele já foi eleita a modelo do ano pela Vogue americana.

3. Seja comprometida

“No mínimo, dou 100% de mim”, disse a top em entrevista à revista ELLE canadense ao ser questionada sobre seus atributos profissionais. Atraso, por exemplo, nunca fez parte da rotina de Gisele, que tem a pontualidade como uma de suas qualidades-chave. “Se eu escolhi dizer ‘sim’ a um trabalho e se alguém está confiando em mim, não quero desapontar”, disse à CBS News.

4. Mantenha-se firme sobre suas convicções

Envolvida com a causa da proteção animal, Gisele não aceita, por exemplo, trabalhos que envolvam peças confeccionadas com pele de bichinhos. Nem por isso deixaram de aparecer boas oportunidades. Em julho, foi convidada a estampar a capa da nova edição da Vogue Paris, inteiramente dedicada ao assunto, e que ganhou as manchetes no mundo todo. Nas fotos, ela vestiu peças de pelo sintético, enquanto segurava cachorros, coelhos, raposas e outras espécies. “Usar pele verdadeira não é uma opção”, declarou em seu Instagram.

5. Deixe sua marca

Enquanto as modelos de sucesso são todas tratadas com os prefixos top ou super, Gisele cavou seu espaço e, com louvor, cunhou seu próprio rótulo: über (termo alemão para definir algo ainda maior que “super”). Sua sólida identidade contribuiu bastante para isso. A prova está nos grandes padrões definidos por ela no mundo da moda, como “o cabelo Gisele”, “os passos Gisele” (quem mais é capaz daquelas passadas cruzadas?) e “o corpo Gisele”.

6. Compartilhe suas conquistas com quem precisa

Pode parecer clichê, mas a máxima “quanto mais você dá, mais recebe de volta” se aplica ao sucesso da gaúcha. Engajada em questões sociais, Gisele faz questão de apoiar diversas instituições, como “Save The Children”, “Cruz Vermelha” e “Médico Sem Fronteira”. Fora isso, ainda se dedica a levantar bandeiras ambientais. Recentemente, ela se aliou à campanha da entidade WWF-Brasil, que pediu a Michel Temer o veto total a medidas que ameaçam a Floresta Amazônica, e foi ouvida. “Gisele Bündchen e WWF, vetei integralmente todos os itens das MPs que diminuíam a área preservada da Amazônia”, respondeu o presidente pelo Twitter.