Topo

Beleza

Do tempo da vó: mulheres dividem truques de beleza que continuam infalíveis

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

16/07/2017 04h00

Quem não tem uma dica valiosa de beleza que herdou da avó? Conversamos com mulheres que compartilham aqui segredinhos passados de geração em geração:

Talco para o tirar brilho

Para eliminar a oleosidade, a assessora de imprensa Caroline Devidé, 29, aplica talco antes da maquiagem. "Além disso, minha avó passava produtos no rosto com o dedo anelar, porque é o dedo mais leve da mão, e tirava o excesso de make com fralda de pano. Faço igual", conta.

Esfoliante de mel com fubá

A dica da designer de interiores Adriana Duarte, 43, é misturar um pouco de mel com fubá, até formar um creminho, para esfoliar o rosto e deixá-lo macio. "Se ficar muito grosso, é só molhar a mão e passar no rosto. Depois é só lavar com sabonete e hidratar", explica ela, que repete o ritual a cada 15 dias.

Lifting com clara de ovo

O truque é seguido por muitas mulheres para um efeito lifting, mesmo que momentâneo. "Bato a clara, aplico no rosto e deixo até secar e começar a repuxar", explica a advogada Fran Tumiate, 41, que faz isso uma vez por semana.

Esfoliação com borra de café

Pegue o pó de café que sobrou no coador e espalhe pelo rosto, em movimentos circulares, e também massageie as mãos. Pronto! A esfoliação é supereficiente, segundo a empreendedora Suzane Frutuoso, 38. No rosto, vale fazer mensalmente. Nas mãos, uma vez por semana. "Minha vozinha, que me ensinou, era sábia", elogia.

Coalhada para rejuvenescer

A professora Sofia Abu Nejem, 50, guarda os ensinamentos que recebeu quando era adolescente na Jordânia. "No Oriente Médio, é costume passar coalhada no rosto, esperar secar e depois lavar com água gelada para hidratar e rejuvenescer", revela.

Água de arroz para clarear a pele

Para deixar a pele mais clara e macia, o segredo da administradora Carol Godoy, 35, é aplicar a pasta que se forma na água usada para lavar o arroz. "Separo a primeira água e deixo descansar até surgir uma pasta no fundo do pote. Às vezes, coloco na geladeira. Escorro o excesso de líquido e passo essa pasta no rosto. Ela é bem molinha inicialmente. Depois de seca, lavo o rosto para tirar", diz.

Leite para deixar o cabelo macio

A jornalista Bete Monta, 50, conheceu essa técnica quando criança. "Íamos para a praia e, quando voltávamos, minha avó fazia isso para ajudar a desembaraçar os cabelos. A gente ficava no sol, esperando secar, e depois lavava normalmente. O cheiro é péssimo, mas os fios ficam fofos mesmo", relata.

Camomila para fios mais loiros

"Depois do xampu e do condicionador, jogue o chá, sem enxaguar. Tem que ser em dia bem ensolarado, para secar ao sol", indica a gestora Amanda Figueiredo, 30. A mesma tática é adotada por Mariana Prado Zanon, 26, da área comercial. "Faço até hoje quando vou para a praia. Uso um borrifador. Deixa o cabelo loiro muito brilhante e com mechas mais claras. Fica cabelo de verão", brinca.

Casca de cebola para destacar o ruivo

"Faça o chá com um litro de água e casca de umas três cebolas, ferva e deixe esfriar. É só molhar o cabelo e deixar secar no sol por uns 30 minutos. Realça o cabelo avermelhado ou ruivo natural e também dá um tom avermelhado ao loiro", ensina a funcionária pública Marlyn Freitas, 55.

Hidratação com óleo de amêndoas e ovo

A farmacêutica Christiane Danubia, 35, hidrata os cabelos com três colheres de sopa de óleo de amêndoas e um ovo batido. "Primeiro, lave com xampu e depois deixe o creme por uns 30 minutos. Por último, use condicionador. É ótimo para fios secos e crespos", diz.

Babosa e mel para fios com brilho

A coordenadora de crédito e cobrança Vânia Mara Vargas, 48, fala o que faz para deixar os cabelos com brilho e macios: "Pegue uma folha de babosa, tire o gel e bata no liquidificador com uma colher de mel. Pode acrescentar meio abacate". Deixe agir por 30 minutos com touca de plástico. "O bom é fazer de 15 em 15 dias, porque pode deixar o cabelo oleoso se fizer toda semana", recomenda.

Touca no lugar da chapinha

Enrole o cabelo ao redor da cabeça, prenda-o com grampos e/ou uma meia-calça cortada e vá dormir. "No dia seguinte, ele fica lindo, liso e com muito brilho. Melhor que qualquer chapinha", garante Geisianne Rizo, 36, técnica em Educação Profissional e Tecnológica. O efeito é natural e não agride os fios.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!