Topo

Naiara Azevedo, temos 7 dicas para seu clareamento durar

Divulgação
Imagem: Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL

07/06/2017 17h38

A cantora Naiara Azevedo usou as redes sociais para mostrar o clareamento que fez nos dentes e aproveitou a deixa para dizer que não gosta de escová-los. "Só falta o clareamento nos (dentes) inferiores, para ficar no mesmo tom. E as obturações, porque eu não gosto de escovar os dentes”, confessou, enquanto mostrava o resultado.

Como a dona do hit “50 reais” ficou tão empolgada com o resultado do clareamento, conversamos com o dentista Camillo Anauate Netto, secretário da Câmara Técnica de Dentística do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), para separar algumas dicas para a cantora ficar com os dentes brancos por mais tempo:

1 – Escovar bem os dentes

Apesar de Naiara já ter assumido que não é a maior fã da escovação. Camillo explica que a higienização durante as etapas do clareamento é fundamental, pois quanto menos pigmentos e resíduos você tiver na boca, melhor serão os resultados.

“O clareamento usa um produto corrosivo sobre o esmalte do dente para remover os pigmentos. Isso aumenta a permeabilidade, deixando a porta aberta para novos pigmentos. Ou seja, se nessa etapa, a boca estiver ‘suja’, o efeito do clareamento pode ser reverso”, explica.

2 - Não fique muito tempo longe da escova

Ainda que, segundo Camillo, novos trabalhos de pesquisa demonstrem que não é muito positivo escovar os dentes imediatamente depois de comer, até pela variação de Ph da boca e da erosão do esmalte dental pela escovação, também não é indicado ficar muito tempo sem escová-los.

“A placa bactéria se forma alguns minutos depois da refeição e é uma película ácida que pode causar erosão no dente, por isso, precisa ser removida. O mais indicado é escovar os dentes 30 minutos depois das refeições e sempre com uma escova macia”, indica. Para finalizar a higienização, fio dental, escova interdental e uma escovação na língua também são recomendadas pelo dentista.

3 - Cuidado com o enxaguante bucal e com as pastas de dente

Se você é dessas que adora finalizar a escovação com um enxaguante bucal para ficar com um cheirinho gostoso na boca, Camillo adverte que muitos deles têm corante, por isso, se estiver fazendo o clareamento, busque um produto sem essa característica. “O mesmo vale para algumas pastas de dente que também tem corante artificial na composição. Melhor trocá-las por outra”, diz.

4 - Evite bebidas e comidas ricas em corantes e cítricas

Está em dúvida se o que você consome é rico nessas substâncias? Café, refrigerante, algumas leguminosas, como beterraba e espinafre, açafrão, suco de uva, vinho tinto e alimentos ácidos e cítricos. “Dependendo do pH dos produtos usados no clareamento, quando em contato com o dos alimentos, pode aumentar a sensibilidade”, fala.

5 - Vai tomar algo “proibido”? Aposte no canudo

Se você estiver sedenta por um refrigerante, um truque é tomar no canudinho para amenizar o contato do corante da bebida com o esmalte dos dentes.

6 - Deixe o cigarro de lado

Não sabemos se você fuma, Naiara, mas caso a resposta seja positiva, é bom dar um tempo no hábito. É que a nicotina, que tem o pigmento, fica "grudada" nos dentes por causa do alcatrão. Camillo explica que caso o paciente seja fumante e não consiga largar o cigarro, o melhor a fazer é reduzir ao máximo as saídas para fumar durante o clareamento.

7 - Continue com o acompanhamento de um dentista

Camillo explica que a duração do clareamento no esmalte do dente depende dos hábitos do paciente, mas é, em média, de um ano e meio a dois anos. Quando você quiser repetir o procedimento novamente, o indicado é retomar o contato com o dentista. Apesar de o dente voltar a pigmentar um pouco, a boa notícia é que ele nunca vai voltar a ser o que era no começo do tratamento.