menu
Topo

Universa

Para combater tabu da menstruação, ONG quer emoji que represente o ciclo

Reprodução/Plan International
Emojis sugeridos pela Plan International para serem votados; a ideia é que um represente universalmente ciclo menstrual Imagem: Reprodução/Plan International

Do UOL

27/05/2017 15h33

A organização sem fins lucrativos de proteção aos direitos das garotas Plan International resolveu criar uma campanha nas redes sociais para eleger um emoji que represente a menstruação e que faça parte do quadro oficial de emojis, segundo o site “Mashable”.

A entidade criou cinco desenhos, que foram votados em seu site. O escolhido, a calcinha com gotas de sangue, foi levado ao conhecimento da Unicode Consortium, associação que discute, entre outros temas, a padronização dos símbolos de comunicação on-line.

Os emojis propostos pela Plan são: um absorvente íntimo, a representação de um útero, uma calcinha , um calendário e gotas de sangue.

Para o site “Mashable”, Susanne Legena, vice-diretora executiva da Plan International na Austrália, emojis são uma linguagem global e faz sentido ter um que represente a menstruação em qualquer cultura.

"Mesmo que, pelo menos, 800 milhões de mulheres e meninas entre as idades de 15 e 49 estejam menstruando agora, não há um único emoji para representar esse período. Não é ridículo que haja um emoji goblin [máscara vermelha japonesa] e um emoji para representar um disquete, mas nenhum para a menstruação?”, falou Susanne.

Mais Universa