Contrair a vagina e mais 6 técnicas para orgasmo e prazer intenso no sexo

Chegar ao orgasmo pode ser difícil para muitas mulheres. Um estudo divulgado em 2016 pelo Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo apontou que isso é realidade para 55,6% das brasileiras. Na maior parte dos casos, porém, é simples mudar isso — e algumas técnicas podem ajudar:

Explorar a própria vagina

Para algumas mulheres, a vagina é uma das partes mais desconhecidas do corpo. A ONG britânica The Eve Appeal, que trabalha a conscientização sobre os tipos de câncer do sistema reprodutivo, pediu, durante um estudo, para mil mulheres apontarem em um desenho de livro de biologia onde ficava o órgão. Entre as entrevistadas, com idades de 26 a 35 anos, metade não sabia o lugar certo.

Essa falta de intimidade com o próprio corpo, é claro, influencia no prazer. Para vencer a barreira do desconhecimento, o primeiro passo é colocar um espelho entre as pernas e explorar a própria vagina.

Investir na masturbação

Para ter um orgasmo com alguém, é preciso ter atingido o clímax antes, sozinha. Muitas mulheres acham isso perda de tempo e desvalorizam o próprio prazer.

Conhecendo o corpo, o próximo passo é verbalizar. Não fique tímida e diga ao parceiro ou parceira o que quer na hora do sexo, de forma objetiva.

Explorar o corpo todo

O orgasmo feminino não está associado apenas ao sexo vaginal, com penetração. Trabalhar outros focos sensoriais pelo corpo, além do genital, facilita a excitação. Nas mulheres, a parte interna da coxa, a região abdominal — quatro dedos abaixo do umbigo —, o pescoço, a nuca, o colo e os seios são regiões muito receptivas.

Estímulos aplicados ao períneo — o espaço entre o ânus e a vagina — também costumam gerar muito prazer.

Continua após a publicidade

Estimular a lubrificação

A penetração a seco não é nada agradável. Para favorecer a lubrificação natural, o par pode fazer uma massagem nos pequenos lábios, usando o polegar. Mas, se achar que a umidade interna não é suficiente, também vale recorrer aos lubrificantes à base de água.

Fortalecer a musculatura da região

Fazer exercícios que fortaleçam a musculatura da vagina aumenta a sensibilidade local. Para começar, você pode contrair os músculos quando vai ao banheiro. Logo após o xixi, a mulher pode colocar dois dedos na vagina, contrair e ficar tentando apertar.

Uma boa dica é fazer isso três vezes ao dia, com dez repetições. Também funciona como exercício tentar parar o fluxo da urina sem contrair os músculos abdominais, da coxa ou das nádegas.

Contrair a vagina durante o sexo

A penetração não é o momento predileto de todas as mulheres, já que muitas gozam com estímulo do clitóris, mas há muito o que explorar por ali. Apertar e soltar os músculos da vagina pode trazer novas sensações — inclusive para o parceiro.

Continua após a publicidade

As técnicas de pompoarismo são famosas por ajudarem nesse tipo de movimento de "abre e fecha" e podem ser aliadas ao estímulo clitoriano para ajudar a chegar ao clímax.

Acertar a posição

É mais fácil chegar lá em uma posição que permita estimular o clitóris. A que a mulher se senta em cima e de frente para o parceiro, entrelaçando as pernas na cintura dele, é uma das melhores. Assim, o pênis alcança a parte anterior da vagina — um ponto excitante para as mulheres —, ao mesmo tempo em que o clitóris é estimulado pela fricção com o púbis do homem.

Na posição "papai e mamãe", a mulher também pode fazer um "V" invertido, com os dedos indicador e médio, e encaixar no pênis. Assim, durante o movimento da penetração, a mão vai esbarrar no clitóris, ajudando a disparar o orgasmo.

Fontes: Lelah Monteiro, sexóloga. Quetie Mariano, psicóloga; Marcelo Ponte, ginecologista.

Continua após a publicidade

*Com reportagem publicada em 27/05/2017

Embed UOL

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes