Universa

Aos 91 anos, rainha Elizabeth ainda dirige o próprio carro; pode isso?

Reprodução /Instagram @lynzeeloue
Aos 91 anos, rainha Elizabeth é fotografada dirigindo o próprio carro Imagem: Reprodução /Instagram @lynzeeloue

Adriana Nogueira

Do UOL

09/05/2017 15h06

A rainha Elizabeth foi fotografada dirigindo o próprio carro, um jaguar, na volta de uma missa na Royal Chapel of All Saints em Windsor Park, em Windsor, no Reino Unido, no domingo (7).

A polêmica

O registro se torna curioso quando se sabe que a monarca, que aprendeu a dirigir enquanto servia de mecânica no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial tem 91 anos.

Pode isso?

Para Paulo Camiz, geriatra e professor do Hospital das Clínicas de São Paulo, a idade por si só não é um fator limitante para dirigir.

“Tem de avaliar se a pessoa enxerga bem, como estão os reflexos, se ela tem algum problema de cognição ou outro. A questão que define não é a saúde e, sim, a forma como o indivíduo envelheceu”, afirma Camiz.

Legislação no Brasil

Segundo Wanda Galvão, médica perita credenciada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, a partir dos 65 anos, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tem validade máxima de três anos e pode ser encurtada a qualquer momento por razões médicas.

“Pode acontecer de o idoso ter uma restrição para dirigir em vias rápidas, o que é marcado na CNH com a letra T”, diz Wanda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo