Topo

Dossiê das selfies: o que dizem as fotos que postamos nas redes sociais?

Do UOL, em São Paulo

27/04/2017 11h54

Sozinho, ao estilo sensual, com os amigos ou ao lado de seu amor: a selfie é sucesso nas redes sociais. Para a psicóloga Marilena Bigoto, que é especialista em desenvolvimento humano, não é possível diagnosticar ninguém como egocêntrico apenas pelo fato de a pessoa gostar de publicar fotos de si mesmo ou de suas atividades diárias (Ufa, hein!).

"Claro que tudo que é desproporcional e extremo acaba sendo ruim, mas considero que este é um modismo bacana, que mostra os hábitos da pessoa e um pouco de como ela acredita que possa ser a própria vida, com alegria, harmonia e vontade viver", avalia. Veja o que os especialistas dizem sobre os tipos de selfies (que todo mundo ama!) e o que elas poderiam dizer sobre a pessoa. Confira!

1 - Selfies do rosto

 

2

A post shared by Kim Kardashian West (@kimkardashian)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

Na visão de Felipe Iacocca, CEO da IWM Agency, agência especializada em marketing de influenciadores, todos nós somos um pouco "narcisos" e temos uma necessidade saudável de afirmação e comunicação entre os nossos pares."Tirar esse tipo de foto faz parte da construção do indivíduo", avalia.

2 - Versão sexy

 

Mr Richie's challenge to myself day 2. @guyritchie

A post shared by David Beckham (@davidbeckham)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

Esse exibicionismo também pode ter uma pegada mais sensual. Olha o Beckham dando aula de carão para gente!

 

3 - Abraçadinho com o 'bichíneo"

 

Saturday's with Douglas Fairbanks Barrymore. #my8yearoldbud #dogperson

A post shared by Drew Barrymore (@drewbarrymore)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

Gosta de publicar fotos com o seu pet? Para os especialistas, generalizar todas as pessoas que postam imagens assim dentro de um único balaio de personalidade seria um erro, pois cada um tem suas motivações.

"Acredito que as principais razões são o fato de bichinhos e filhotes serem muito fofos! Isso está comprovado em todas as civilizações em todos os períodos da história, gostamos de filhotes, faz parte de nosso instinto", avalia Iacocca.

4 - Clique com os amigos

 

That post-show apartment hangggg @kelseaballerini @elleking

A post shared by Taylor Swift (@taylorswift)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

Assim como a Taylor Swift, na foto acima, todo ser humano tem necessidade de conexão - e uma das melhores formas de fazer isso é com nossos amigos, familiares e a pessoa amada. Lembra daquela música? É impossível ser feliz sozinho...

 "A rede social existe para o compartilhamento e interação. Assim, é perfeitamente compreensível que alguém queira que seus amigos saibam, vejam e curtam o que eles estão fazendo", avalia o coaching Scher Soares.

5 - Casal sucesso

 

Love being your partner in the dance of life. Happy anniversary my love! Te amo ? Amo ser sua parceira na dança da vida. Feliz aniversário de casamento meu amor! Te amo.

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 
As fotos do casal são um recurso para o casal mostrar que a relação vai bem, que há amor e felicidade no relacionamento. Quem não quer, né? <3 "O estranho seria as pessoas quererem ser vistas infelizes e filmando suas brigas de casal em casa", diz Iacocca.

6 - Fazendo moda

 
 

A post shared by Beyoncé (@beyonce)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 
Felipe Iacocca lembra que a moda é a extensão natural da linguagem de corpo e uma ferramenta imediata de comunicação entre pessoas, em conjunto com nossa linguagem corporal. "Se vestir é se comunicar e transmitir mensagens, que variam ao longo do tempo e tendências, construindo a personalidade e indivíduo", diz.
A verdade é que todo mundo tem direito de se expressar com o que gosta de usar, sejam roupas, maquiagem ou cabelo. Vale tudo!