Universa

Esquentar maquiagem para "inventar" produtos novos, está liberado?

Reprodução/Instagram
No Instagram, blogueira esquenta batom quebrado com vela Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

23/04/2017 04h00

Muitas youtubers que fazem tutoriais de maquiagem têm apostado no isqueiro e na vela para “criar” novos produtinhos de beleza e até para facilitar a aplicação de alguns produtos, como bases em bastão e cílios postiços. Mas essas artimanhas são permitidas do ponto de vista da saúde? Não. De acordo com dermatologistas ouvidos pelo UOL, essas misturinhas e "adaptações criativas" podem causar problemas para a pele e, por isso, devem ser evitadas.

“Quando esquentamos um produto, suas características físico-químicas originais são alteradas, até a validade da maquiagem pode ser modificada ao esquentá-la. É preciso ter cautela”, afirma Thais Sakuma, assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

De acordo com Claudio Wulkan, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, as reações do produto na pele são imprevisíveis, já que o fabricante só fez testes dermatológicos em sua condição natural.

“A marca não fez um teste de como o batom fica ao virar de sólido para pastoso, por exemplo. A alteração das condições físico-químicas do produto pode gerar vários processos alérgicos ou irritativos, como as dermatites de contato”, explica Wulkan.

Segundo Thais, as dermatites causam irritações na pele e podem aparecer imediatamente após a aplicação do produto ou em até 48 horas. “Tudo depende da pele. Tem pessoas que já são mais sensíveis e sucessíveis a irritações e alergias”, explica.

Resolveu usar o isqueiro para algum desses truques e sentiu algum incômodo? Wulkan indica remover o produto imediatamente e, se a alergia for leve, esperar por uma resolução espontânea. “No entanto, se for algo intenso, é preciso buscar um dermatologista para avaliar se é só um processo alérgico ou se houve alguma inflamação. Às vezes, a coceira facilita o processo inflamatório, então, o médico será capaz de avaliar isso”, diz.

Outro risco existente, segundo Thais, é o de queimaduras, principalmente nos casos de quem esquenta a cola dos cílios postiços para facilitar sua aplicação nas pálpebras.

Ainda que Wulkan reconheça que o risco desses problemas acontecerem não é muito grande, como dermatologista, ele não recomenda esses truques. “Pode não acontecer nada e a brincadeira de transformar a maquiagem com o isqueiro ser divertida. No entanto, o risco deve ser levado em consideração na hora da experiência e eu, como dermatologista, recomendo que não seja feito”, diz.

 

Face: @farsalicare 24K Rose Gold Elixir to give my skin a dewy glowy finish Eyes: @shopvioletvoss Holy Grail Palette Liner: @lorealprolevant Gel Liner Face: @maybelline Fit Me foundation Highlight and contour: @maybelline Fit me Concealer and @anastasiabeverlyhills Stick foundation in earth Highlight: @anastasiabeverlyhills So Hollywood Brows: @anastasiabeverlyhills #dipbrow in Dark Brown #anastasiabrows Lashes: @hudabeauty @shophudabeauty Sasha lashes #hudabeauty Lips: @hudabeauty @shophudabeauty Venus all over and did an ombre using Trophy wife! #shophudabeauty ??Guys I heated the glue on the band of the lashes so that it dries quicker, personally I wouldn't advise you to do it because you can burn yourself and ruin your lashes, tried it for the sake of instagram @fakeupfix @wakeupandmakeup @makeuptutorialsx0x @cakefaceconfession0fficial @makeup__videos_ @allmodernmakeup @glamvids @makeupartists_worldwide @makeupvideosdailyx @vegas_nay @brian_champagne #shimycatsmua @shimycatsmua #alyakattan #monakattan

A post shared by Beauty By Lea HD (@leadandachi)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo