Topo

Serena Williams disputou e venceu torneio de tênis já grávida; pode isso?

Serena Williams publica foto grávida - TMZ/Reprodução
Serena Williams publica foto grávida Imagem: TMZ/Reprodução

Denise de Almeida

Do UOL

20/04/2017 00h12

A notícia de que a supertenista Serena Williams estaria grávida pipocou pelas redes sociais nesta quarta-feira (19). Serena deixou escapar em seu Snapchat um clique em que mostra a barriguinha evidente com a legenda “20 semanas”, mas depois apagou a foto. Horas mais tarde, os representantes da atleta confirmaram a informação de que ela realmente espera um herdeiro.

A POLÊMICA

Se agora Serena está entrando no quinto mês de gestação, como sugere a legenda da foto que ela mesmo publicou, isso significa que ela disputou e venceu um dos maiores torneios de tênis já grávida.

No Aberto da Austrália, ocorrido em janeiro, em Melbourne, Serena chegou à final com sua irmã, Venus. A partida decisiva aconteceu no dia 28, quando Serena já estaria com cerca de nove semanas – ou dois meses – de gestação.

PODE ISSO?

Mas será que uma gestante pode enfrentar um torneio esportivo como esse sem colocar o bebê em risco? Para o obstetra Elvio Floresti Junior, a atividade física em si não é abortiva. "Não vai dar descolamento na placenta, não vai ter mais ou menos chance de abortar por causa disso. Mesmo que a pessoa jogue bastante, o útero é bem protegido. Por exemplo, o útero é bastante mexido durante a relação sexual e não acontece nada ao bebê".

Elvio explica que não é preciso deixar de praticar, mas que recomenda uma diminuição do esforço. "Sempre orientamos as grávidas a diminuírem, mas não parar com o esporte. Por exemplo, se ela corre 40km por dia, aconselhamos a reduzir para 20km. Para uma pessoa normal é bastante, mas para um maratonista não é muito", afirma.

"Já vi mulheres que disputaram maratonas estando grávidas. Tenho uma paciente que, com 21 semanas de gestação, fez uma prova aquática de 25km em alto mar. Ela ficou quase sete horas nadando", revela o médico.

Apesar de não colocar o bebê em risco, a gravidez pode levar a mulher a não ter a mesma resistência de antes no esporte, segundo Elvio. "Mas mesmo se o desempenho da Serena em uma partida fosse um pouco aquém do esperado, como ela é melhor do que as outras, acabou ganhando ainda assim".

E O ESTRESSE?

O obstetra conta que a gestante já fica mais estressada naturalmente e ele acredita que a disputa de Serena pelo Grand Slam não teria a abalado mais. "As irmãs Williams estão tão acostumadas a jogar e tão acostumadas a ganhar que com certeza a Serena não ficaria mais ou menos estressada".

De toda forma, Elvio explica que o estresse não atrapalha a evolução da gestação, ao contrário do que muita gente acredita. "É muito comum às vezes as pessoas terem acidente, brigas ou separações na família durante a gestação. Isso para a gravidez não influencia em nada. Tem pessoas que acham que se a mãe ficar nervosa, o bebê vai nascer nervoso. Não: o bebê será nervoso se, durante a educação dele, você for uma pessoa estressada".