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Quer uma pele jovem? Invista nos alimentos que previnem rugas e flacidez

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Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

20/04/2017 04h00

Você é o que você come! A máxima que envolve o famoso prato colorido, alimentação balanceada e exercício físico serve não só para manter o organismo em equilíbrio, como traz benefícios para pele. Segundo os especialistas entrevistados pelo UOL, a partir dos 30 anos o envelhecimento começa a acontecer com mais intensidade. As rugas podem surgir pouco antes ou depois --e isso vai depender da genética, exposição ao sol, entre outros fatores--, mas é nessa faixa etária que as enzimas que quebram as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele, atuam de forma mais acelerada.

Muito antes de pensar em tratamentos caros e usar esse ou aquele suplemento vitamínico, as boas escolhas à mesa podem ajudar a não perder a firmeza e brilho da pele. A rotina de atividades físicas e alimentação também colabora para o funcionamento intestinal, que, quando está desordenado, resulta no ressecamento.

"Se o intestino não funciona, a absorção dos nutrientes não ocorre adequadamente. Dessa forma, não há aproveitamento em nenhuma parte do corpo, inclusive, na pele", afirma a dermatologista Flávia Ravelli, chefe do departamento de dermatologia do complexo hospitalar Pró Matre/Santa Joana, em São Paulo.

A seguir, veja quais alimentos contribuem para uma pele saudável:

Consultoria | Silvia Schmidt, diretora da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Marina da Rocha Campos, nutricionista do Espaço Volpi, em São Paulo; Elisa Mendonça, nutricionista e membro do Centro Universitário Celso Lisboa; Flávia Ravelli, médica dermatologista

Antioxidantes

Alimentos que possuem essas substâncias ajudam no combate ao acúmulo de radicais livres --células que contribuem para processos inflamatórios e envelhecimento.  Especialistas recomendam o consumo dos antioxidantes que priorize a variedade e em quantidades equilibradas.

Vitamina C: é um dos mais potentes antioxidantes, pois evita a quebra da elasticidade e tem ação cicatrizante. Está presente em frutas cítricas (laranja, limão, acerola, abacaxi) e também em vegetais verde-escuros (rúcula, couve, brócolis).

Vitamina E: ajuda a combater os malefícios causados pela radiação ultravioleta e tem ação hidratante e regeneradora. Seu efeito é potencializado quando ingerida com a vitamina C. Podemos encontrá-la na gema do ovo, abacate, oleaginosas, cerais integrais, entre outros.

Licopeno: previne e auxilia no tratamento de manchas. Está presente em alimentos de cor avermelhada como tomate, melancia e goiaba.

Betacaroteno: contribui para uma pele saudável, com aparência e cor sadia. Não chega a fazer a ação de um fotoprotetor, mas ajuda contra os efeitos do sol. Entre os alimentos que possuem o pigmento antioxidante estão a cenoura, manga, laranja e tomate.

Cacau: ajuda a manter a elasticidade. O consumo recomendado é de 15 g diárias do chocolate 75% cacau para ter o benefício. E nada de exagerar! Mesmo esse tipo do doce contém açúcar.

Ômega 3: além de antioxidante, tem ação anti-inflamatória. Está presente nos peixes de água fria, como salmão e sardinha. Nozes e semente de girassol também possuem ômega 3.

Silício

É um mineral proveniente de vegetais e ajuda contra o envelhecimento da pele. Podemos encontrá-lo na aveia, soja e farelo de trigo.

Água

A hidratação está diretamente ligada à saúde do intestino e da pele. Além de consumir in natura, também podemos obtê-la por meio de frutas ricas no líquido como melão, melancia, abacaxi, morango e a própria água de coco.

Sementes

Exemplos como chia e linhaça dourada atuam indiretamente em benefícios para a pele, pois são ricas em vitamina A e E, além de terem uma boa quantidade de fibras, que auxiliam o intestino e ajudam no bem-estar geral.

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