Topo

"Encontrá-lo me deu forças", diz aposentado que recebeu visita de cavalo

Francisco Carlos Ferreira Mena, 65, teve alta após receber a visita de seu cavalo - Thais Pedrazzi/Divulgação
Francisco Carlos Ferreira Mena, 65, teve alta após receber a visita de seu cavalo Imagem: Thais Pedrazzi/Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL

12/04/2017 11h10

Francisco Carlos Ferreira Mena, 65, recebeu alta do hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, nesta terça-feira (12), dias depois de receber a visita de seu cavalo Esquilador. Deprimido por ter ficado três meses internado, o aposentado contou ao UOL que chorou muito de emoção desde o dia que descobriu que seu animal de estimação poderia visitá-lo.

No dia 3 de janeiro, Francisco fez uma cirurgia para retirar a próstata e o procedimento gerou complicações no pâncreas e no intestino. “Precisei passar por outra cirurgia e minha recuperação demorou muito. Fiquei três meses internado e ficar esse tempo todo dentro do hospital deixa qualquer um deprimido. É um ambiente que só traz incertezas”, relembra.

O hospital que o aposentado estava internado libera a visita dos animais de estimação dos pacientes, como forma de deixar o tratamento mais humanizado. Como Francisco não estava respondendo ao tratamento, resolveram liberar a presença de Esquilador, o cavalo de meia tonelada do aposentado.

“Normalmente, eles só deixam entrar os cães e gatos dos pacientes internados. Contei que meu bicho de estimação era um cavalo e eles compraram a ideia. Trouxeram ele de Itapuã [distrito de Viamão, no Rio Grande do Sul] com um reboque”.

Quando a visita de Esquilador foi aprovada pelo hospital, Francisco já notou uma melhora no humor. “Já comecei a ficar feliz logo que descobri que ele viria. Gosto demais dele, chamo ele de filho”.

A visita de Esquilador foi no dia 4 de abril, aniversário de Francisco, e o encontro foi muito emocionante. “Fazia quase dois anos que eu não o via, pois estava doente e não conseguia ir até o local onde ele estava. Só efetuava o pagamento da hotelaria onde ele fica. Quando ele me viu e ouviu minha voz, abaixou e colocou a cabeça na minha mão. Foi muito emocionante, chorei muito”.

Francisco explica que o animal, da raça crioulo, sempre foi muito amigo e companheiro. “Quando eu comprei o Esquilador, ele tinha cinco anos. Hoje, está com 17. Logo que olhei para ele, já me apaixonei. Foi uma empatia que não dá para explicar”.

Para o aposentado, quem tem animal de estimação deve se dedicar aos seus bichinhos. “Moro em um apartamento pequeno, mas não economizo com ele. O Esquilador fica em uma hotelaria ótima que tem o cuidado de escová-lo, deixá-lo limpo, dar a comida nos determinados horários. São exigências que faço. Ele também só toma água fresca tirada de poço”.

Francisco acredita que a visita do cavalo foi o que deu forças para que ele melhorasse e tivesse alta. “Ele sempre me deu força, sempre me transmitiu isso. Encontrá-lo depois de tanto tempo me fez muito bem. Estava para baixo e agora estou ótimo, até recebi alta. Acho que a visita dele contribuiu muito para isso”.

O aposentado acredita que a visita de animais de estimação para quem está internado em um hospital é uma prática que deveria ser difundida e copiada por outras instituições. “Esse tipo de coisa deveria se espalhar, pois faz muito bem para quem está internado e precisando desse apoio”.