Topo

Afinal, o que é o sereísmo? "Sereio" explica esse estilo de vida

O estudante Davi Moreira, 22, é conhecido como "Sereio do Rio de Janeiro" - Rafaella Lemos Fotografia/Reprodução/Facebook
O estudante Davi Moreira, 22, é conhecido como "Sereio do Rio de Janeiro" Imagem: Rafaella Lemos Fotografia/Reprodução/Facebook

Thamires Andrade

Do UOL

12/04/2017 12h33

A novela "A Força do Querer" estreou na semana passada e uma das temáticas que será abordada no folhetim já está repercutindo na internet: o sereísmo. O movimento será abordado por meio da personagem de Isis Valverde, a Ritinha que acredita ser sereia e filha de um boto. Mas, afinal, o que é o sereísmo?

Para entender um pouco sobre o movimento, o UOL conversou com Davi Moreira, 22, conhecido como "Sereio do Rio de Janeiro", que faz parte do movimento há dois anos. "Conheci o sereísmo depois que ganhei o livro da Mirella Ferraz [professora de Isis para viver a sereia na trama], "Sereias: o Segredo das Águas", pois sabia que tinha as sereias profissionais no exterior, mas não conhecia que existia esse movimento no Brasil também", conta.

Segundo Moreira, o sereísmo não pode ser reduzido a apenas um termo, como "moda", "hobby", "religião" ou "profissão". "Acredito que é uma aglomeração disso tudo. Tem gente que vive disso, tem gente que faz um culto as sereias, não é um hobby, já que não basta só usar a cauda e tem também toda a questão da moda, a vibe das conchas e estampas com sereias".

Para Moreira, o sereísmo pode ser classificado como um estilo de vida que tem como premissa o amor ao mar. "Tem muito a coisa do ativismo ambiental e o respeito a natureza. A vontade de tratar o mar como se fosse a sua casa. Você levar o contato de um "ser" metade humano e metade peixe, que pertence à natureza de forma mística, mostra a importância de lembrar que há vida no mar".

O momento de virar "sereio"

Após ler o livro de Mirella, Davi começou a pesquisar vídeos na internet e ler mais sobre o assunto, o que fez com que ele resolvesse fazer parte desse "mundo místico". "Sempre me senti assim, como se fosse uma sereia. Meu pai era pescador. Então, sempre vivi na praia, ficava o dia todo dentro do mar. Era um peixe fora d'água. Só me sentia bem quando estava mergulhando", lembra.

Todas as interações na praia também remontavam a princesa Disney preferida de Moreira, Ariel. "Adorava ficar submerso, pegava a canga e enrolava minha perna, fazia uma cauda com a areia da praia e vivia catando conchinhas. Sempre achei esse universo maravilhoso. Para mim, o sereísmo é uma coisa que você tem que sentir primeiro, não basta só botar uma roupa e uma cauda. Você tem que sentir que pertence ao mar", explica.

Atuação como "sereio"

Moreira uniu o sereísmo ao seu trabalho como ator [ele estuda Artes Cênicas] e criou um canal no YouTube, "Davi Sereiro", em que costuma publicar todos os seus trabalhos e mais sobre seu estilo de vida. "Ensinei a fazer cauda de sereia em casa com um pé de pato e lycra e alcancei milhões de visualizações. Depois comecei a postar meus vídeos nadando nas praias do Rio de Janeiro e caí na graça do povo".

O "sereio" já nada em mar aberto desde pequeno e, segundo ele, foi fácil aprender a usar a cauda. "Nadava de pernas cruzadas desde pequeno, já estava acostumado. Depois usei pé de pato e migrei para a cauda. Nasci para isso. Quando botei a cauda aquilo me deu uma felicidade que até chorei. Parecia que eu tinha aquele corpo realmente, foi como ser quem eu realmente era".

Davi Moreira faz performance como sereio - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Davi Moreira faz performance como sereio em balada
Imagem: Reprodução/Facebook
Atualmente, Moreira costuma nadar nos mares do Rio de Janeiro e também faz participações em festas e outros eventos. "As pessoas da praia me conhecem, aplaudem minhas performances artísticas. Também faço participações em festas de aniversário, baladas gays e pool party [festas em piscinas]. Tem vezes que até me apresento cantando as músicas da Anitta e da Ludmilla".

Com o lançamento da novela, Moreira acredita que o sereísmo será bem representado e espera que mais pessoas reconheçam essa "arte performática". "Quem sabe o Acqua Rio [aquário do Rio de Janeiro] abre as portas para as sereias nadarem?".