Topo

Especialista em "segurar vela" faz sucesso com os beijos que não dá

Até no metrô ela acaba sobrando. - Reprodução/Instgram@meusnaobeijos
Até no metrô ela acaba sobrando. Imagem: Reprodução/Instgram@meusnaobeijos

Helena Bertho

do UOL

20/03/2017 04h00

Selfies de casais apaixonados são postadas aos montes nas redes sociais. Mas posar para fotos segurando vela para esses casais, só mesmo a mineira Núbya Fontes, 21 anos, foi capaz. E, com isso, vem se tornando uma celebridade da internet.

No perfil do Instagram @meusnaobeijos, fotos de amassos cinematográficos acabam ficando em segundo plano com as poses de Núbya. Nas imagens, ela aparece sempre com uma expressão triste, como quem acabou sozinha no final da festa. A conta já tem mais de 4 mil seguidores. 

Tudo começou em 2015, quando a estudante de jornalismo era a única solteira na turma da faculdade. Quando saía com os casais de amigos, sempre acabava segurando vela. "Eu vivia ouvindo piadas. Então, em uma dessas baladas, tirei uma foto ao lado de um casal que se beijava”, conta. "A foto ficou tão divertida que todos os demais casais quiseram posar também."

Perfil no Instagram criado, Núbyia pegou gosto pelo papel de "vela" e passou a pedir fotos até para casais desconhecidos. Quando vê um beijo, ela se aproxima, espera o fogo dos enamorados baixar e se apresenta. "Explico para o que é e peço autorização. Daí o casal troca o maior beijaço e eu bato a foto ali perto."

"Recebo várias ofertas para deixar de segurar vela"

O cenário mais comum dessas fotos são as festas. Mas o metrô, o sofá da casa de um amigo e sua formatura também já foram palcos de beijos que Núbya não deu. Com frequência, em sua mão está o companheiro que nunca a deixa só: um copo de cerveja.

Apesar de o papel de "seguradora de vela" parecer um tanto melancólico, ela não encara como um drama. "Segurar vela é uma fase que todo mundo passa na vida. Se o casal que está comigo não passar o tempo todo se agarrando, não vejo problemas."

Nem sempre Núbya é realmente a vela do evento. Apesar de nunca ter namorado sério, ela é do time das "solteiras sim, sozinhas (quase) nunca". "Às vezes, eu estou ficando com alguém. Aí acontece de um casal interromper pedindo foto. Daí eu peço pro cara esperar e entro na personagem seguradora de vela", conta.

Assim como os pedidos, o que não faltam são ofertas para tirar Núbya de sua posição. Com o sucesso do perfil, sempre recebe mensagens de pretendentes que dizem que podem resolver o problema da falta de beijos. "Mas nenhum deles me pareceu interessante o suficiente."

Quando um não beijo quase virou processo

Mas segurar vela não é só diversão. As fotos já colocaram Núbya em saias justas. Uma vez ela recebeu a ligação de um homem que a xingava e ameaçava. "Ele gritava. 'Você publicou uma foto minha sem autorização, eu vou te processar. Eu tenho namorada, você estragou minha vida!'. E eu em pânico, comecei a chorar no meio da rua..."

Morrendo de medo de ir parar nos tribunais, ela pediu que ele mandasse a foto para ela identificar e apagar. Para sua surpresa, a imagem na verdade era de um beijo de um amigo seu, que aparentemente era parecido com o desconhecido do telefone. "O tal cara achou que era ele, confundiu e ainda entregou sua traição", ela ri ao lembrar. Por sorte, esse foi o único problema que os beijos que Núbya não deu trouxeram para ela!