Topo

Universa

Depois do câncer, por que cabelo de Sabrina Parlatore cresceu cacheado?

Reprodução/Instagram/sabrinaparlaoficial
Sabrina Parlatore comemora crescimento dos cabelos um ano após quimioterapia Imagem: Reprodução/Instagram/sabrinaparlaoficial

Do UOL, em São Paulo

23/02/2017 20h00

Sabrina Parlatore mostrou que seus cabelos cresceram encaracolados um ano após terminar as sessões de quimioterapia para tratar um câncer de mama. "Finalmente dá pra usá-lo solto. E não é que nasceu enrolado? Ele que era liso, liso... Amei!!", escreveu em seu Instagram nesta quinta-feira (23). No total, foram 16 sessões de quimio, além de radioterapia.

A apresentadora, porém, não é a primeira famosa que passou por essa mudança na estrutura do cabelo. Após se tratar de um linfoma, em 2012, o ator Reynaldo Gianecchini também surgiu com os cabelos cacheados.

Um estudo publicado no British Journal of Dermatology sobre as modificações estruturais do cabelo após a quimioterapia, concluiu que a mudança no aspecto dos fios acontece por conta da diminuição da espessura da fibra capilar e da alta variação na espessura dos fios no couro cabeludo do indivíduo.

Clayton Militão/Foto Rio News
Reynaldo Gianechini na época em que ostentou cachos. Imagem: Clayton Militão/Foto Rio News

Isso ocorre porque a região que controla a espessura e a simetria da fibra capilar é justamente a matriz, área celular afetada pela quimioterapia. Com isso, cabelos antes lisos e grossos podem se tornar cacheados e finos e vice-versa. Ainda podem ocorrer mudanças na cor, como no caso de Gianecchini, que passou a ter os fios grisalhos.

De forma geral, o que acontece é uma queda acentuada dos fios durante a quimioterapia. O paciente fica praticamente careca porque as células responsáveis pelo crescimento de pelos têm uma taxa de proliferação muito alta, comparável à velocidade de divisão celular de alguns tumores malignos. Isso faz com que, na tentativa de evitar a proliferação de células cancerígenas, o tratamento destrua também as células do cabelo.

 

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa