menu
Topo

Universa

Jovem é repreendida por usar turbante e levanta debate na internet

Reprodução/Facebook
Thauane Cordeiro, que foi diagnosticada com leucemia, usa turbante para disfarçar a perda de cabelo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

11/02/2017 16h03Atualizada em 15/02/2017 18h17

A jovem Thauane Cordeiro fez um post na sua página no Facebook em que questionou a "apropriação cultural" --a adoção de alguns elementos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Ela conta que foi repreendida por outras mulheres, pois estava usando um turbante. No entanto, Thauane tem câncer e estava com o acessório, que é típico da cultura afro, para disfarçar a queda dos fios.

Leia trecho do relato:

"Vou contar o que houve ontem, para entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:

Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que estavam me olhando torto, tipo 'olha lá a branquinha se apropriando da nossa cultura'. Enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante, porque eu era branca. Tirei o turbante e falei 'tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.', Peguei e saí e ela ficou com cara de tacho."
 
Ao fim do relato, postado no dia 4 de fevereiro, ela ainda colocou a hashtag #VaiTerTodosDeTurbanteSim. Até o momento, seu post recebeu 62 mil curtidas e foi compartilhado mais de 20 mil vezes. O episódio aconteceu em Curitiba.
 

Acha que todos podem usar turbante?

Resultado parcial

Total de 14549 votos
97,30%
2,70%
Total de 14549 votos

 

Mais Universa