Topo

Com mão na massa e na câmera, mineira vira "pedreira celebridade" da web

Paloma Cipriano não tem medo de enfrentar argamassa, gesso e desempenadeira - Divulgação
Paloma Cipriano não tem medo de enfrentar argamassa, gesso e desempenadeira Imagem: Divulgação

Juliana Simon

Do UOL

10/02/2017 15h00

Para quem pensa que pintar portão, colocar um piso e rebocar parede são tarefa de homens altamente especializados, Paloma Cipriano veio para provar o contrário. Aos 23 anos, a mineira de Sete Lagoas, em Minas Gerais, tornou-se uma celebridade da web graças aos seus tutoriais de reformas completas na casa.

Em entrevista ao UOL, a jovem afirma que o ofício surgiu por acaso. “As coisas foram acontecendo. Eu precisava de uma parede pintada, ia lá e pintava ou de chuveiro quente. Ia lá e consertava”, disse.

Paloma Cipriano - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Aos 16 anos, Paloma fez um curso de alvenaria, mas afirma que a maioria das reformas ela aprendeu no dia a dia mesmo. “Como a minha casa está em construção há 23 anos, sempre estava fazendo alguma coisa”, afirma. Ainda assim, a jovem pretende fazer aulas específicas de marcenaria, eletricista e bombeiro e sonha grande, com cursos de arquitetura ou design de interiores.

“Eu já tinha um canal de vlog pessoal. Aí um dia como eu já ia colocar piso no meu quarto e estava sem vídeo para gravar. Minha mãe deu a ideia de gravar eu fazendo o serviço, e assim começou meu canal de ‘faça você mesmo’ na área de construção”, lembra sobre como chegou ao estrelato de “pedreira celebridade”.

Paloma afirma que sua especialidade são justamente as tarefas mais “grosseiras”, como fazer concreto, mas que está cada vez melhor no acabamento, que precisa de mais atenção – como na hora de assentar cerâmica no chão. Os cenários das obras são os cômodos da sua casa mesmo.

Para mulheres que queiram começar a carreira nas reformas ou simplesmente ficar mais independentes de prestadores de serviço, Paloma dá a dica: “Sejam curiosas, procurem saber sobre e não deixem que as opiniões negativas interfiram na sua decisão. Coloquem a mão na massa, pois a gente só aprende fazendo e errando, e consertando nossos erros e fazendo de novo”.