Topo

Fani quer ser modelo plus size, mas miss plus size não está gostando

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL

03/02/2017 15h30

Fani Pacheco engordou 15 kg em nove meses e pensou que poderia entrar para o mundo das modelos plus size. Em entrevista ao jornal Extra, a Miss Plus Size, Josiane Lyra, afirmou que, mesmo a ex-BBB pesando 80 kg e vestindo manequim 42, estava fora dos padrões de uma plus size.“Se ela chegar ao manequim 46 será superbem-vinda no mundo plus size. Mas até lá, ela é no máximo, uma ex-BBB mais cheinha”.

Ao saber da provocação, Fani usou sua conta no Instagram nesta sexta (3) para desabafar sobre a entrevista de Josiane Lyra. E não parou por aí. Um internauta se meteu na discussão afirmando que a ex-BBB não poderia ser mesmo modelo plus size por causa dos quilos. “Uma mulher de 80 quilos ainda não é plus size, isso causa transtornos para algumas mulheres". Então, Fani continuou.

"Entendo o seu ponto de vista, mas estou com 80 kg... No vídeo e na matéria do Extra diz e é verdade... Acho que terei que tirar uma foto para provar. Visto 44 apertado... E escolho roupas que me 'emagrecem' com mangas e cintos. Brinquei na primeira matéria que poderia ser modelo plus size. Mas a repercussão dessa miss dizendo que eu não poderia, me decepcionou com o propósito do plus size, com o propósito da inclusão e quebra de padrão. Achei que não tivesse rótulo (preconceito e também uma rigidez como o da magreza para ser feliz com o seu corpo e trabalhar como modelo e propagandas)". (sic)

"Por que plus size quer dizer peso a mais, peso adicional... e 15 kg a mais é uma quantidade significativa de peso. Mas a questão vai além disso... A questão é, se você está acima do peso ideal ... de acordo com o (IMC) e se sente como aqui nos comentários mesmo, tem gente que se sente 'obesa', te chamam de gorda, feia, como já aconteceu comigo em notas na mídia anteriores, dizendo que eu estava acima do peso. Logo, você é excluído do meio da moda pelo seu peso e não faz campanhas publicitárias por causa do seu significativo peso adicional. Vestindo 44 mas não 46... Dai, olha que louco? Você também não pode trabalhar no mercado da moda plus porque você não está acima do peso suficientemente para se encaixar no padrão novamente". (sic)

"Só que agora no plus size, ou seja, essa história que 'vendem' da inclusão a todos os tipos de beleza da mulher se amando independente do peso, defendendo a beleza e a autoestima da mulher, independente do seu peso, é uma grande hipocrisia. E essas mulheres que como eu engordaram muito, se sentem excluídas, têm dificuldades para achar nas próprias lojas roupas que lhe caiam bem. Ficam onde nessa sociedade engessada? Onde eu, que sofro e suo pra entrar num Jeans 44, entro nessa história? Eu e essas outras mulheres que também sentem o mesmo que eu e vivem a mesma situação? Tem algo errado nesse discurso das modelos plus size ou no discurso que fundamenta esse padrão de beleza. Então, na verdade, não é para as mulheres se sentirem bonitas independente do peso e, sim, mas um padrão rígido disfarçado de inclusão sem preconceito. Já sei, vou criar uma 'free size', bonitas sem regras". (sic)