Topo

Estão fazendo joias com dentes humanos (e até que elas são bonitas)

A artista usa os dentes dos próprios clientes para fazer a joias - Divulgação
A artista usa os dentes dos próprios clientes para fazer a joias Imagem: Divulgação

27/12/2016 12h33

"Sinta-se livre para se enfeitar com você mesmo". Este é o lema de uma artista holandesa que tem feito joias usando dentes de pessoas adultas. E até que as peças são bonitas. 

De acordo com o jornal britânico "Independent", a artista Lucie Majerus apresentou a coleção chamada "Marfim Humano" durante a semana de design da Holanda. O uso de dentes humanos seria uma alternativa ao uso do marfim, feito de presas animais. 

Lucie Majerus criou a coleção como uma alternativa ao marfim de elefante - Divulgação - Divulgação
Lucie Majerus criou a coleção como uma alternativa ao marfim de elefante
Imagem: Divulgação

"Por que quase extinguimos os elefantes por causa de seus preciosos 'dentes'? Por que não valorizamos outros tipos de 'dentes', também? Quando tirei o meu siso, eu o mantive para mim e acabei criando a ideia do 'Marfim Humano'", falou a artista, que estuda na academia de design Eindhoven, à publicação. "Quero distorcer a nossa noção de valor material e refletir sobre o convencional. Em oposição ao materialismo, 'Marfim Humano' age metaforicamente para trazer o nosso valor em nós mesmos". 

Lucie apresentou peças como brincos do estilo earcuff, broches e anéis. Durante a semana de design da Holanda, as reações foram divididas entre o espanto e o nojo. "Surpreendentemente, a maior parte das pessoas curtiu a ideia", contou. 

Abotoaduras e broches também fazem parte da coleção - Divulgação - Divulgação
Abotoaduras e broches também fazem parte da coleção
Imagem: Divulgação

A artista diz, ainda, que, apesar de os dentes serem duríssimos, são mais macios do que pedras. No processo de confecção das joias, ela pede os dentes que os clientes gostariam de usar e dá um banho de água sanitária neles, antes de começar a lapidação e o polimento. Caso a peça tenha algum buraco, a jovem o preenche com a mesma massa que dentistas usam no consultório. 

E aí? Você usaria?