Por que é importante saber o peso da roupa antes de pôr na máquina de lavar

Toda máquina de lavar tem uma capacidade e você certamente sabe quantos quilos de roupa seca pode colocar dentro da sua. Mas diga aí: quanto pesa uma toalha, uma camiseta e uma calça jeans? Para economizar água e energia, o ideal é utilizar sempre o volume máximo da lavadora. No entanto, se encher demais o aparelho, suas roupas tendem a não ser bem lavadas e pior, a sobrecarga pode causar danos ao eletrodoméstico queridinho da casa.

Para obter uma lavagem mais eficiente e preservar a máquina, Universa elaborou uma tabela com os pesos das peças mais comuns (veja no final desta matéria). Listamos também dicas preciosas de como medir o volume de roupa a ser colocado no equipamento e dosar a quantidade ideal de sabão.

Leia o manual da lavadora

Minha máquina tem 10 kg de capacidade, posso colocar 10 kg de roupa? Nem sempre. A quantidade varia de acordo com o tipo de peça, sujeira e o ciclo de lavagem escolhido. Por exemplo: imagine um modelo para 10 kg com abertura frontal. Você só pode usar o limite máximo se as roupas forem de algodão. Para materiais sintéticos, a capacidade cai para 3,5 kg ou 4 kg, se o programa "lavagem diária" (que também pode ser chamado de "rápido") for o escolhido. Essas informações específicas variam segundo a marca e o tipo e estão no manual do seu aparelho, por isso, não o despreze.

Conhecendo o peso das roupas, com o passar do tempo, você conseguirá calcular o montante enquanto separa as peças. Acha trabalhoso? Uma dica para nunca ultrapassar a quantidade suportada pela máquina é deixar, pelo menos, um palmo de espaço vazio. Algumas versões, em especial as com abertura superior, apresentam uma marcação interna que indica o limite dentro do cesto do equipamento.

O manual da lavadora deve conter, também, orientações sobre a dose correta de sabão. Em uma máquina para 10 kg, com abertura superior, por exemplo, o aconselhável é colocar no compartimento 130 ml do produto para o acionamento na capacidade máxima, ou seja, 10 kg de roupa seca e pouco suja.

Siga as instruções do sabão

Além de consultar o manual do equipamento, leia sempre as instruções de uso na embalagem do sabão em pó ou líquido. O excesso pode manchar e endurecer os tecidos e a espuma em demasia chega a prejudicar o funcionamento do eletro, reduzindo a eficácia do seu mecanismo. Por outro lado, se a quantidade for insuficiente, a chance de a roupa sair ainda suja da máquina é bem grande.

De modo geral, os fabricantes de sabão determinam a dosagem de produto conforme a capacidade do aparelho. Para um eletrodoméstico de 8 kg, uma marca de detergente em pó, por exemplo, sugere 2/3 de um copo de 200 ml. Se optar pelo sabão líquido, uma tampa e meia basta para o uso com a carga completa.

Continua após a publicidade

*Peso médio das roupas ainda secas.

Fontes: Ana Afonso, personal organizer e autora do e-book "Manual Lavar e Passar"; Lavanderia Prima Clean; Regiana Gonçalves Lima, supervisora técnica de Laboratório da Escola SENAI "Francisco Matarazzo" e manuais de fabricantes de lavadoras de roupas em matéria publicada no dia 21/10/2016.

Deixe seu comentário

Só para assinantes