Topo

Adaptador conecta lâmpada ao smartphone e ajuda a economizar energia

O adaptador universal Bluelux® conecta a lâmpada rosqueada (E27) ao smartphone - Divulgação
O adaptador universal Bluelux® conecta a lâmpada rosqueada (E27) ao smartphone Imagem: Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 13h05

Com o intuito de criar iluminação inteligente para casa, os empreendedores Tiago Loureiro, Vinicius Loureiro e Wellington Soares Junior inventaram um adaptador que conecta qualquer lâmpada rosqueada (E-27) e permite apagar, acender e controlar a luminosidade por meio de um aplicativo, via smartphone. O invento promete substituir de forma parcial e mais barata alguns sistemas de automação residencial e ajuda a economizar energia. 

A instalação do Bluelux® não requer reforma: basta rosquear o adaptador no soquete e em seguida, encaixar a lâmpada (E-27), seja ela incandescente, fluorescente ou LED. Feito isso, para começar a usar o produto, é preciso baixar o app (também chamado Bluelux), gratuitamente, pela Google Play (para sistemas Android 4.3 ou superior) ou pela App Store (para iPhone). 
 
aplicativo do adaptador de lâmpada Bluelux® criado por Tiago Loureiro, Wellington Soares Junior e Vinicius Loureiro - Divulgação - Divulgação
Com o aplicativo, você controla a iluminação dos ambientes à distância
Imagem: Divulgação
Além de saber se estão acesas ou apagadas, o adaptador permite, no caso das lâmpadas dimerizáveis,  que você ajuste automaticamente o brilho de cada foco ou conjunto de lâmpadas no ambiente, ao longo do dia e/ou da noite. "Geralmente esquecemos lâmpadas acesas e isso gera desperdício de eletricidade. Nosso objetivo é automatizar os interruptores e transformar lâmpadas comuns em dispositivos inteligentes”, diz Tiago Loureiro. 
 
O projeto
 
O protótipo passou pelas fases de estudos, criação e desenvolvimento e, no momento, o trio de inventores aguarda o término da campanha de financiamento coletivo no site da Kickante para arrecadar o valor de R$ 15 mil e iniciar a produção em massa. A previsão é que o Bluelux® chegue ao mercado a um custo de R$ 169,90, a unidade.