Topo

Moda dos anos 90 está de volta com tudo; veja em quais peças apostar

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 07h00

Com o vai e vem de tendências, a cada estação uma década passada tem destaque entre as grifes e ganha rapidamente as araras das lojas e a moda de rua. Recentemente, o destaque é para a volta dos anos 90, período que ainda está na memória de muita gente. "A moda é cíclica e o que foi tendência nos anos 90 já é vintage hoje em dia", conta a estilista Heloisa Faria ao UOL Moda.

As modas daquele tempo ganharam toques modernos, ainda que algumas delas tenham sido consideradas cafonas. Quem se imaginou combinando jeans com jeans de novo? E o tênis esportivo usado com roupas sofisticadas? Mostrar a barriga também pode e quem quer estar com o look em dia acaba usando, mesmo que já tenha falado mal. "As pessoas e as ideias mudam muito. Na moda é assim, um dia eu odeio e em outro eu amo", afirma o estilista Vitor Zerbinato.

Moda acessível
O estilo dos anos 90 preza pela modelagem mais simples, tornando-se uma moda acessível e fácil de ser usada. "A moda dessa época, com o xadrez do grunge, o jeans, o moletom, o esportivo e o minimalismo é menos ousada, facilmente absorvida e muitas vezes mais barata. Em um momento de crise econômica, como o de agora, a tendência é investir no que é mais comercial", explica o stylist Henrique Tank.

Além disso, algumas pessoas que viveram esse momento ainda têm parte das peças no guarda-roupa, o que torna ainda mais fácil incorporar o que é mostrado nas passarelas ultimamente. "Isso ainda incentiva o consumo consciente, que tem sido bastante discutido hoje em dia", afirma Tank.

Do armário da mãe
Ohana Fernandes, 24, estudante de moda do Rio de Janeiro, é uma das pessoas que herdou peças do armário da mãe, que fazem parte do seu estilo hoje em dia. "A maioria das camisetas estampadas e com logos que eu uso vieram da minha mãe, que trabalhava em loja de roupa na época e tinha muita coisa em casa", conta.

Entre as suas peças favoritas estão os tops cropped e saias com estampa xadrez. "Eu fui grunge quanto tinha uns 12 anos e usava até boné, mas aqui é muito quente para usar camisa xadrez de flanela", explica. Ela ainda confessa que é adepta de outra tendência polêmica da época: sandálias de plástico com meias, que não deixa de usar nem no forte verão carioca, assim como coturnos e tênis. Outra influência da época no estilo de Ohana são os clubbers, tribo urbana conhecia por ouvir música eletrônica e usar peças cheias de cor.

Ela também é fã de cabelos coloridos, que foram febre no fim dos anos 90 e já fizeram a cabeça de algumas celebridades como Kate Bosworth, Julianne Hough, Nicole Richie e Hilary Duff. "Fiquei dez anos com o cabelo loiro aí vi na internet uma menina com o cabelo lilás e resolvi fazer igual", conta.

Atualizando o look
Quem pretende aderir à estética da época sem correr o risco de ficar com o look datado, basta tomar alguns cuidados. "Quando as tendências voltam, elas já chegam repaginadas pelas grifes. Para atualizar o visual, misture com peças que você já use no dia a dia", indica Henrique Tank.

Outro truque é combinar as roupas com outras de épocas diferentes. "Acredito que misturar as tendências de outras décadas faz com que o meu look não pareça datado", diz Ohana. Henrique Tank dá a dica: "Use um top cropped, por exemplo, com uma calça cigarrete de cintura alta, que foi moda nos anos 50". 

Para o estilista Vitor Zerbinato, uma boa opção é misturar peças dos 90 com aquelas mais elegantes. "A camiseta de logo pode ser combinada com uma saia lápis ou então com roupas em alfaiataria", finaliza.