Topo

Limpar a casa com água sanitária pode deixar crianças doentes

Risco de ter gripe é 20% maior nas crianças expostas à água sanitária - Getty Images
Risco de ter gripe é 20% maior nas crianças expostas à água sanitária Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/04/2015 16h33

 

Os alvejantes à base de cloro –também conhecidos como água sanitária– fazem parte do arsenal de produtos usados por muitas famílias para limpeza da casa. No entanto, segundo estudo publicado no periódico britânico “Occupational & Environmental Medicine”, a exposição das crianças a eles aumenta os riscos de problemas respiratórios e infecções.

Para alcançar esse resultado, os pesquisadores analisaram a exposição à água sanitária de mais de 9.000 crianças entre seis e 12 anos, de três países diferentes –Holanda, Finlândia e Espanha.

Os pais responderam a um questionário sobre o número de vezes e o intervalo com que os filhos tiveram gripe, amigdalite, sinusite, bronquite, otite, pneumonia e outras infecções, no último ano. Os pesquisadores também questionaram se eles usavam água sanitária para limpar suas casas, pelo menos, uma vez por semana.

O uso de alvejante à base de cloro era comum na Espanha –72% dos pais afirmaram utilizar o produto na faxina– e raro na Finlândia, apenas 7% dos familiares utilizavam esse item em casa.

Depois de levar em conta outros fatores, como o fumo passivo em casa, a educação dos pais e o uso de água sanitária para limpar as instalações escolares, os resultados indicaram que as crianças que viviam em casas limpas com alvejantes à base de cloro tinham infecções e problemas respiratórios com mais frequência do que as que não eram expostas ao produto. Os pesquisadores obtiveram os mesmos resultados nos três países participantes do estudo.

O risco de ter gripe era 20% maior e de ter amigdalite 35% superior nas crianças que viviam em ambientes limpos com água sanitária. Da mesma forma, o risco de ter infecções recorrentes foi 18% maior entre as crianças cujos pais, regularmente, limpavam a casa com alvejante à base de cloro.

Segundo os autores do estudo, o uso em excesso desse produto de limpeza pode danificar o revestimento das células do pulmão, provocando inflamações e facilitando a entrada de vírus e bactérias causadores de infecções.

Quem quiser substituir a água sanitária na limpeza de casa pode experimentar produtos naturais feitos com ingredientes caseiros, como vinagre e suco de limão.