Topo

Cães e gatos longe de perigos: veja como evitar acidentes dentro de casa

Ao fuçar no lixo, o animal pode acabar ingerindo resíduos como lacres de latas - Getty Images
Ao fuçar no lixo, o animal pode acabar ingerindo resíduos como lacres de latas Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 07h01

Pequenos descuidos como esquecer a tampa da lixeira aberta ou deixar fios elétricos soltos podem causar um acidente envolvendo seu bicho de estimação. Por isso, quem tem um animalzinho em casa deve redobrar a atenção em relação a certas situações cotidianas. Para auxiliá-lo a identificar e evitar o perigo, veterinários apontam determinadas circunstâncias que causam riscos aos pets e dão dicas de como evitar incidentes. Tome os cuidados necessários e mantenha seu bichinho longe de encrencas!

cãozinho brincando com uma chupeta - Getty Images - Getty Images
O animal pode engolir ou inalar pequenos objetos
Imagem: Getty Images
Brinquedos e outros objetos espalhados pela casa – Sempre recolha e guarde pequenos objetos (brinquedos de criança, prendedores de roupa, brincos, anéis, moedas, etc.) deixados no chão (olhe embaixo do sofá!) ou em locais de fácil acesso para cães e gatos.

Seus melhores amigos são curiosos por natureza e tendem a interagir com as coisas, em especial, os filhotes. Ao morder, roer ou cheirar tais objetos, os itens podem ser engolidos ou aspirados pelo bicho e causar problemas graves nos sistemas digestivo ou pulmonar do pet.

prato quebrado com macarrão - Getty Images - Getty Images
O pet vai querer lamber a comida do prato quebrado
Imagem: Getty Images
Objetos quebrados – Retire o animal ou o impeça de entrar no ambiente onde um objeto foi quebrado, porque o cão ou gato pode pisar ou mesmo ingerir cacos do material. Os casos mais críticos são os vidros e louças, que tendem a gerar mais estilhaços e apresentar maior probabilidade de dano imediato. O bichano, por exemplo, pode querer lamber o pote ou o prato quebrado com restos de alimentos e acabar por deglutir um fragmento cortante.

Assim, só deixe o cão ou o gato circular pelo cômodo novamente após limpar bem a área. Não se esqueça de passar o aspirador de pó para que pequenos resíduos não permaneçam no chão.

 

gato na janela - Getty Images - Getty Images
O ideal é colocar telas de proteção nas janelas
Imagem: Getty Images
Janelas sem proteção – Sempre instale telas de proteção em janelas e varandas quando animais de estimação viverem na casa, porque há a possibilidade de queda desses locais e tal acidente pode ocasionar traumas gravíssimos ou até a morte do bicho.

E não pense que apenas gatinhos gostam de subir em móveis para alcançar as janelas: os cães, em especial aqueles bastante ativos, tendem a ser atraídos pelos barulhos e movimentos da rua.

cachorro fuçando no lixeira - Getty Images - Getty Images
É comum o animal "explorar" o lixo, atraído pelo cheiro
Imagem: Getty Images
Acesso fácil a gavetas, cestos de roupas sujas ou às lixeiras de banheiros e cozinhas – Opte por lixeiras e cestos com tampas pesadas e com fechamentos eficientes nos banheiros e na cozinha e utilize travas em gavetas e armários para que o pet não corra o risco de “explorar” o lixo ou pegar roupas e outros objetos que possam a vir engolir. Na cozinha, o cheiro de certos alimentos pode atrair mais facilmente cães e gatos e o risco é de que eles engulam itens perigosos como lacres de latas de alumínio e embalagens de carnes, que podem causar sufocamento.

produtos de limpeza - Getty Images - Getty Images
O contato da pele do pet com produtos químicos pode ocasionar dermatites no animal
Imagem: Getty Images
Contato com produtos de limpeza e/ou higiene – Guarde esses produtos sempre em locais de difícil acesso (armários altos e fechados). Além da possibilidade do animal ingerir esses líquidos, o simples contato da pele do bichinho com determinadas substâncias pode acarretar dermatites, que precisarão ser tratadas por um médico veterinário.

cão mordendo uma barra de chocolate - Getty Images - Getty Images
A ingestão de comida de "gente" pode causar vômitos no animal
Imagem: Getty Images
Contato com alimentos que não são indicados aos pets – Armazene os alimentos em locais fechados e altos e não deixe o cão ou o gato no ambiente onde haja comidas sobre a mesa, pia ou fogão (é surpreendente ver as manobras que eles fazem para pegar o que estão interessados!). Mesmo os pacotes com o alimento apropriado aos animais devem ser guardados em lugares de difícil acesso, para que não ocorra a ingestão de uma quantidade exagerada.

Além desses cuidados, lembre-se que seu pet deve comer exclusivamente alimentos prescritos e adequados a ele. Guloseimas, tais como chocolate e embutidos, por exemplo, podem causar desde simples vômitos à morte do animal. Caso considere que a ração seja insuficiente, consulte o veterinário antes de dar algo diferente.

gato sentado ao lado de fios elétricos - Getty Images - Getty Images
Não deixe o cão ou gato próximos aos fios elétricos
Imagem: Getty Images
Fios elétricos soltos – Tente reunir e isolar os fios elétricos de aparelhos domésticos como televisores, abajures, computadores e máquinas de lavar roupas.

Os animais, principalmente os filhotes, adoram puxar e morder fios soltos, mas essa brincadeira é bastante perigosa. O bichinho pode receber uma descarga elétrica capaz de matá-lo  instantaneamente ou, então, ocasionar queimaduras graves e até edema pulmonar (acúmulo de líquido no pulmão).

Fontes: Denise Schwartz, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP); Dídimo Luiz Tanclér Gagliardi, veterinário e Luiz Henrique de Araújo Machado, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Botucatu.