Topo

Sorrir é o mais 'novo' remédio antirrugas, indicam pesquisadores

Sorrir estimula a musculatura do rosto e está entre fatores que combatem as rugas - Getty Images
Sorrir estimula a musculatura do rosto e está entre fatores que combatem as rugas Imagem: Getty Images

Agnese Ferrara

Da ANSA, em Roma (Itália)

15/11/2014 13h06

Sorrir rejuvenesce. O segredo é, então, sorrir para mostrar-se mais sereno e calmo, mas também como um simples exercício de ginástica que treina a pele para resistir aos efeitos da flacidez. A constatação apareceu no último Congresso Internacional das Sociedades Cosméticas em Paris. O encontro reuniu pesquisadores da indústria de cosméticos de 27 países. Entre os temas discutidos estão os esforços para encontrar os segredos de como as emoções mantêm a juventude por mais tempo, para todas as idades e sem cirurgias estéticas.   

O sorriso é um verdadeiro exercício antirrugas porque garante uma pele mais tônica e contornos da face mais sólidos. Mas, não basta começar a sorrir para ficar mais jovem: uma nova técnica promete reforçar a pele. "É um movimento simples, mas difícil de obter. Trata-se de apertar os lábios e franzir a testa e os olhos e, ao mesmo tempo, tentar sorrir com as maçãs do rosto", explica o japonês Tomonobu Ezure, pesquisador da Shiseido, que descobriu um novo mecanismo sobre o envelhecimento da pele.  Ele afirma que quanto mais se sorri, mais o efeito aparece.   
"Com imagens e ultrassom, descobrimos a presença de estruturas na forma convexa na base das camadas profundas da pele que aumentam o relaxamento e diminuem as rugas nasolabiais. Ou seja, a pele não é suficientemente compatível com os contornos da face", explica o pesquisador. Ezure afirma que "as estruturas em questão são feitas de colágeno, ácido hialurônico e elastina e são alinhadas diretamente com os músculos": "Sabemos agora que, ao estimular o movimento dos músculos, eles treinam estas estruturas para rapidamente oferecer força e flexibilidade", argumenta.   
 
Além de forçar o sorriso segundo as técnicas pesquisadas, os estudiosos indicam que sorrir de maneira espontânea e transmitir naturalmente as emoções pelo rosto são ótimas estratégias contra o envelhecimento. "O envelhecimento em si é um medo comum", diz a responsável pela Sensory Evaluation e Consumer Research para a Louis Vuitton, Eleonore Loescher. A especialista conduziu uma pesquisa com mulheres francesas e japonesas para definir a jovialidade de ambas: "Fizemos fotos dessas mulheres em diversos momentos de suas vidas, organizando-as por categorias. A cada imagem, foram dados pontos e julgamentos sobre o tema 'envelhecimento'. As fotos que mostravam grandes sorrisos e alegrias foram avaliadas com o dobro de votos positivos. O aspecto, a satisfação e a felicidade diminuem as rugas e estão claramente ligadas às expressões da face", conclui Loescher.   
 
Em Paris, também foi apresentada uma máscara que permite controlar as curvas das sobrancelhas segundo o gosto particular de cada um. Com isso, é possível guiar as emoções com base no que se vê, controlando-as através dos olhos. "Com esse novo sistema, permite-se regular a curvatura das sobrancelhas e seu comprimento para um look mais quente, amável, familiar ou um visual mais decidido para quem quer criar uma impressão de seriedade no trabalho", explica Emi Kakizawa, da empresa japonesa Kosé.
 
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.