Topo

Direto dos anos 90, batom metalizado está de volta com tons ousados

O batom metalizado voltou nos desfiles da Dior (à esq.) e Rodarte (à dir.). Jessie J apostou na cor fúcsia - Reprodução/Instagram/Getty Images/Montagem/UOL
O batom metalizado voltou nos desfiles da Dior (à esq.) e Rodarte (à dir.). Jessie J apostou na cor fúcsia Imagem: Reprodução/Instagram/Getty Images/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 07h00Atualizada em 22/10/2014 12h33

Mais uma tendência dos anos 90 volta para sacudir a moda dos batons matte e cremoso. O acabamento metalizado nos lábios ressurgiu no desfile da grife Dior, na semana de moda de Paris e, mais recentemente, na coleção de outono/inverno da grife Rodarte, que inovou com tons de lilás e malva. Para Carlos Bonfim, maquiador da marca ArtDeco no Brasil, a novidade tem tudo para dar certo. “Além desse lado fashionista, o batom metalizado tem uma textura cremosa, além de ser superpigmentado e brilhante, o que o torna prático e agradável na hora de usar”, diz.

A cantora Rihanna é uma das famosas que apostam na moda e até lançou uma edição limitada de batons com tons modernos, como bronze e rosa escuro. Já a cantora Jessie J investiu na cor fúcsia, finalizando o look com produto de acabamento metalizado.

Rihanna Viva Glam - Divulgação - Divulgação
Rihanna usa o batom bronze Frost, da coleção Viva Galm da M.A.C Cosmetics
Imagem: Divulgação

Como usar o look

Para o maquiador James Kaliardos, que idealizou o visual da passarela da Rodarte, uma maneira de se sentir à vontade com a proposta é aplicar o batom favorito e criar um acabamento metalizado com gloss que contenha pigmentos brilhantes. Outra opção para potencializar o visual é misturar batom e sombra. “Aplique batom cremoso na palma da mão e misture com um pouco da sombra de efeito metálico. A textura cremosa do batom proporcionará suavidade para aplicar a combinação enquanto a sombra trará seu efeito metalizado”, ensina Carlos.
 

Além de estar em alta, o batom metalizado favorece um visual ousado em todas as bocas. “Não há restrição, a tendência pode ser usada em lábios de todos os tamanhos, mas a vantagem nos menores é a de criar volume”, explica o profissional. Os tons de rosa, cobre e marrom se adaptam a qualquer tom de pele e o restante da maquiagem deve apresentar uma proposta mais “fresh”, com tez e olhar neutros.