Topo

Beleza


Beleza

Pele exige cuidados diferentes em cada faixa etária; saiba tratar a sua

iStock
Hidratar e tonificar a pele é essencial a partir dos 15 anos Imagem: iStock

Catarina Arimatéia

Do UOL, em São Paulo

2014-10-21T07:15:00

21/10/2014 07h15

Os velhos e bons genes de família podem influenciar no inevitável processo de envelhecimento da pele, assim como o meio em que as pessoas vivem e as condições ambientais e financeiras. Mas, para quem deseja ficar com a pele boa por anos e anos, há cuidados que podem ser tomados para amenizar ou tentar retardar as marcas do tempo. Exposição solar sem proteção, cigarro, estresse constante e vida sedentária não combinam com pele bonita, saudável e com viço.

Os banhos demorados e muito quentes também devem ser eliminados do dia a dia, já que ressecam e desidratam a cútis. Além disso, os hábitos à mesa não podem ser esquecidos. Uma alimentação equilibrada, segundo a dermatologista Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é uma ótima aliada da pele, assim como o ritual de limpá-la, tonificá-la e hidratá-la diariamente, em todas as fases da vida. Protetor solar, então, é indispensável.

Mas, além desses cuidados gerais, as faixas etárias costumam apresentar características próprias. Por isso, o UOL Beleza, consultou as dermatologistas Denise Steiner, Daniela Schmidt Pimentel, Carla Albuquerque, Inaê Cavalcanti e Silvia Zimbres para sugerir dicas dos principais cuidados indicados para cada fase da vida. É importante ter a opinião de um médico especialista no assunto antes de tomar qualquer iniciativa que vá além dos cuidados básicos.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/cuidados-com-a-pele-de-acordo-com-a-idade-1413839980522.vm')