Topo

Currículo da beleza: conheça os segredos da make perfeita de Kim Kardashian

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 07h00

Kim Kardashian criou uma assinatura que envolve todo seu visual. A presença da socialite nos eventos de tapete vermelho é sempre impecável, com maquiagem e cabelo perfeitamente finalizados. O rosto bem esculpido e iluminado, por exemplo, é tão desejado que ela já publicou foto em sua conta no Instagram para mostrar onde seu maquiador aplica cada produto. A imagem hoje serve de guia de make para quem deseja conquistar o mesmo efeito.

Rosto esculpido, iluminado e olhar alongado

Base e corretivo iluminador são essenciais para conseguir o visual de Kim Kardashian. “A combinação disfarça imperfeições e ressalta a estrutura óssea. O efeito é o do rosto perfeito”, diz Rosi Fernandes, maquiadora do salão Jacques Janine, em São Paulo. Para criar a pele certa, Kim usa base HD --que traz cobertura natural--, aplica o corretivo iluminador com um traço sobre o nariz e segue para o meio da testa. O produto também é usado na região das olheiras, em volta das narinas e do queixo. Já o contorno é feito com base mais escura aplicada nas têmporas, abaixo do osso das maçãs do rosto e do maxilar. “Essa etapa ajuda a criar a impressão de bochechas e nariz menores, além de diminuir o comprimento do rosto”, explica Rosi. Para corar as maçãs, Kim varia entre o blush pêssego e o pó bronzeador terracota, que funcionam bem com seu tom de pele.

Os olhos pequenos da socialite também ganham correção. Para ressaltá-los, ela investe na máscara alongadora de cílios, que ajuda a abrir o olhar, e no look esfumado, com algumas particularidades. “O segredo para alongar o olhar é usar sombra clara, como pêssego, no canto interno do olho e esfumar com sombra mais escura no canto externo”, ensina Rosi.

Entre as escolhas para sair da rotina, Kim tem apostado nos batons vibrantes, como vermelho e vinho. “Quando matinha as mechas loiras, ela também acertava ao usar batom escuro, pois a cor criava equilíbrio e evitava uma aparência pálida”, diz Rosi.

Mechas longas e glamourosas

Os cabelos compridos com corte em camadas harmonizam o visual de Kim Kardashian. Além de deixá-la mais jovem, as mechas longas e levemente desconectadas ajudam a diminuir seu rosto comprido. De acordo com o cabeleireiro Thony Rodrigues, também do salão Jacques Janine, em São Paulo, o corte da socialite traz mais movimento e volume aos fios. “Outra vantagem desse look é a possibilidade de renovar as cutículas capilares e manter os fios ainda mais bonitos e saudáveis”, diz. Para trazer movimento a esse tipo de cabelo, Thony ensina que o uso do modelador de cachos cria um resultado rápido e sensual. “Os cabelos lisos ganham modelagem fácil com babyliss, rolos e até mesmo com difusor”, explica. “Os fios também precisam da ajuda de cosméticos, mas é importante evitar máscaras e condicionadores em excesso. Os musses são os finalizadores ideais”, afirma o cabeleireiro.

Nos últimos anos, Kim Kardashian testou looks que se distanciam de suas escolhas habituais, como foi o caso dos fios tingidos de loiro. Mechas com luzes ajudam a iluminar o rosto, porém é preciso escolher o tom certo, que combine com a pele. “O cabelo loiro não valorizou muito a Kim, pois a cor escolhida não combinava com seu tom de pele, deixando-a com um aspecto envelhecido. Com os fios castanhos, ela conseguiu realçar ainda mais sua beleza natural. Na maior parte de suas aparições, Kim usa uma maquiagem leve, que contrasta muito bem com o tom dos cabelos”, explica Tony.